A Miss Latina Ilha dos Lobos é de Minas do Leão
- Meta Notícias
- 16 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

Na sexta-feira (13), recebemos em nossa redação do Meta, a presença de Janaína Lopes Ribeiro, de 24 anos, natural de Bagé e moradora de Minas do Leão, desde 2012, que foi eleita a Miss Latina Ilha dos Lobos, no sábado (7).
A Jana chegou na redação do veículo de comunicação com a faixa e a coroa do concurso, “pleníssima” expressão que ela costuma usar para mencionar a postura necessária para participar do concurso onde se consagrou, representando Minas do Leão. E contou um pouco da trajetória pelos concursos de beleza, até o Latina.

-A minha trajetória pelos concursos de beleza iniciou em 2016, ao participar e vencer o Soberana das Piscinas, que fui representando Butiá. Depois participei de um concurso de Minas do Leão, em 2017, que foi o Minas Verão; entre outros municipais, como escolha da Prenda, da Corte do Carnaval, Soberana, como segunda princesa; que me prepararam para chegar até aqui.

Crédito: Jamal Janry.
Ela contou que quando criança assistia o Garota Verão, desfilava na frente do espelho, mas não conseguia ter dimensão que um dia estaria fazendo o mesmo.
- Eu não imaginava chegar no patamar em que estou, mas sempre soube aproveitar as oportunidades que foram surgindo, desde menina. Passei por um processo de aceitação das minhas características afro, do meu cabelo. Costumo dizer que não nasci Miss, me tornei com o passar do tempo.

Crédito: Jamal Janry.
Falando em processo ela disse que preconceito racial e bullying ela sempre enfrentou, inclusive na escola com apelidos que a desvalorizavam, ficava ofendida e chorava, mas foi entender e se encontrar melhor, com ajuda e apoio de profissionais da educação.
- O que fez diferença para mim, foram os professores de sociologia, filosofia e história, foi quando entendi que a padronização de biotipos das pessoas, foi criada pela sociedade. E que eu não estava errada.

Crédito: Jamal Janry.
Citou atores como Taís Araújo e Lázaro Ramos, que com espaço conquistado, foram incentivando as pessoas.
-O convite ao Miss Latina veio a partir do meu coordenador, o Jamal, que inclusive conversou com a minha avó antes, embora sempre mencionasse o concurso para mim, mas desta vez decidi com apoio da família, do meu namorado e dos amigos aceitei o desafio. E o que fez diferença foi ter ao meu lado pessoas que me aceitavam como eu sou.

A primeira etapa do concurso foi uma entrevista cronometrada, para apresentação e interação através de questionamentos para avaliar perfil, que aconteceu dia 16 de novembro, ali já avaliaram a desinibição para fotos e a interação entre as candidatas. Duas semanas após, na quinta-feira (5) aconteceu a chegada em Santa Cruz, no hotel Charrua, onde ficaram em isolamento para a final do concurso no sábado (7).
- Dentro do hotel era indicado estarmos sempre produzidas, eu brinco dizendo que dormia e acordava de salto, pois tudo era monitorado, até a interação com os hóspedes e funcionários do hotel. Tínhamos que estar “pleníssimas” do café da manhã ao jantar.
Sobre a parte de cuidados com a beleza, Jana contou que realizou procedimentos estéticos, que antes tinha certo receio, mas que fizeram diferença, assim como cuidados com unhas e cabelo, tinha estilista própria e levou uma equipe reduzida para produção.
Eram muitos trajes oficiais, produzidos pela estilista que segundo ela entrou madrugadas adentro costurando, a Maríndia Félix. Mas a avó, Cleuza Lopes também costurou algumas peças e a parceria com uma loja de Ivoti, com outros looks.

E aquela pergunta que não quer calar: O que significa a coroa do Miss Latina Ilha dos Lobos?
- A Ilha dos Lobos fica localizada em Torres, é onde os lobos marinhos vão para procriar, então para melhor entendimento, eu represento esta região do Litoral. Esse ano eles tiveram oportunidade de eleger três mulheres, todas vão ter o mesmo patrocínio, mas representando diferentes regiões. E vamos representar o RS no Miss Latina Brasil, em 2026.
O Latina não é um concurso apenas de beleza feminina, mas de representatividade, para que possam incentivar outras mulheres, por isso a forma como cada uma apresenta seu propósito e a postura perante o mundo, conta muito.
A Janaína, disse que quer usufruir da visibilidade do concurso para ajudar as meninas a não ter dificuldade de acreditarem nos seus sonhos como algo acessível e não ter as mesmas dificuldades que ela teve. E deixou seu agradecimento e seu recado as meninas e mulheres.
-Quero agradecer de coração aqueles que estiveram comigo e acreditaram em mim. E para as meninas, indico que primeiro se descubram, se aceitem, estudem muito. Meu pai sempre disse que não podia me dar a roupa ou celular do ano, mas que lutava para dar condições para que eu estudasse. Aproveitem as oportunidades, não deixem passar por preguiça ou descuido. É possível sonhar e conquistar!
Jornalista: Tanise Curio de Mattos
Créditos/Meta: Joila Moraes
Credito/Candidata: Jamal Janry.




Comentários