Alimentação e Saúde - OMS declara que carne processada causa câncer e indica evitar o consumo
- Meta Notícias
- 26 de fev.
- 1 min de leitura

Um estudo publicado pela The Lancet Planetary Health, demonstrou que cortar 30% da ingestão semanal de carne vermelha e processada pode prevenir muitos casos de doenças, como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer de intestino.
Inclusive a OMS – Ordem Mundial de Saúde, considera a carne processada cancerígena. E indica evitar o consumo como presunto, salsicha, salame e bacon que já fazem parte do cardápio de muitas pessoas. Pois o consumo está associado ao desenvolvimento do câncer colorretal, baseado em um relatório da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês).
Uma das orientações informa que limitar a ingestão de carne de boi, porco, cordeiro e bode.
Outro impacto da carne vermelha e processado (bacon, mortadela e cachorro-quente) na saúde, tem 13% mais chances de desenvolver a demência. A aceleração de 1,6 anos no envelhecimento cerebral, devido ao consumo de uma porção extra diária de carne processada, por conter alto teor de sal, ferro heme e aditivos nocivos utilizados no processamento E assim como nitritos, compostos N-nitrosos e sódio, que representam riscos adicionais ao declínio cognitivo.
Fonte: O Globo, OMS.




Comentários