top of page

Alimentação – Episódios de alimentos e bebidas contaminadas acende um alerta de saúde mundial

ree

Nas últimas semanas já se detectou madeira na salsicha, camarão radioativo, bebida com metanol, café com vidro e queijo com listeria, o que acende um alerta acerca da segurança dos alimentos que as pessoas consomem.


ree

Nos EUA vários cachorros quentes e salsichas foram recolhidos após denúncias de muitos consumidores que acharam pedaços de madeira no produto, constatando falha no processo e a importância da inspeção no setor de produção.


Também teve o camarão contendo Césio -137, que é uma substância radioativa, das marcas Kroger e AquaStar, onde milhares de pacotes foram recolhidos, e ficou saliente o cuidado redobrado com produtos importados, pois neste caso, um container de transporte na Indonésia, que sofreu a contaminação.


ree

No Brasil, as bebidas contendo metanol, já ocasionou mortes e muitas pessoas internadas com reações sérias, devido o consumo de bebida destilada. E a Rússia e a índia, também tem registro de dezenas de mortes, pelo mesmo problema.


A Anvisa proibiu a comercialização do café Câmara pela detecção de fragmentos rígidos de aspecto vítreo no produto. Além dos queijos com listeria, da marca Verdemar, recolhidos dos supermercados.


Ciente de que a segurança dos alimentos depende de uma rede, e quando um desses elos falha, todos ficam expostos, fica óbvio que depende de vistoria, fiscalização e mais cuidados dos fornecedores e de quem adquire os produtos.


ree

Produção de alimentos requer muitos cuidados, pois atinge a saúde das pessoas.


No Brasil a Anvisa detectou no café a substância, a rede de supermercados havia aprovado um estabelecimento para produzir o queijo com sua marca e foi surpreendida com a grave contaminação em visita do órgão fiscalizador. Mas nas bebidas, há uma grande dificuldade em identificar a origem da fraude, o que expõe a vulnerabilidade de rastrear alguns pontos da cadeia.


E como fica a confiança do consumidor agora?


É de suma importância que gestores, consumidores e autoridades, priorizem a segurança dos alimentos. Pois a negligência pode custar uma vida.


Os consumidores podem ficar mais alertas quanto a aparência dos produtos, embalagens, rótulos, validades e preços baixos demais.


 Mas as autoridades, produtores e gestores precisam ter um plano de segurança com fiscalizações mais duras e ágeis sobre alimentos e bebidas.

 

Fonte: Food Safety

Comentários


bottom of page