Alimentação – Formas indicadas para armazenar arroz, para impedir problemas de saúde
- Meta Notícias
- 27 de jun.
- 1 min de leitura

A maneira como vocês toma cuidado com o armazenamento do arroz, faz diferença, pois mau armazenado dele pode ser atacado por vermes ou parasitas, e o impacto é a contaminação com transtornos a sua saúde.
Confira as formas de contaminação direta com insetos:
-Larvas de insetos (gorgulhos): podem depositar ovos nos grãos e se desenvolver ali.
-Ovos de vermes intestinais: como Ascaris (lombriga) e Taenia (solitária) podem ser encontrados se houver contaminação por fezes humanas ou animais durante o manuseio ou armazenamento.
-Toxinas de fungos e bolores: ambientes úmidos favorecem o crescimento de fungos que liberam microtoxinas prejudiciais ao fígado e intestino.
-Transmissão de doenças parasitárias: ingestão acidental de ovos pode causar infecções intestinais, dores abdominais, inchaço, diarreia e má absorção de nutrientes.
Mas as indicações de cuidados para ter uma conservação segura do arroz, são:
-Utilizar recipiente herméticos, que podem ser de plástico, vidro, cerâmica e metal, pois serve para evitar a umidade. Sendo que os mais indicados são vidro e cerâmica.
-Mantenha o recipiente em local seco e fresco, longe da luz direta, que pode acelerar a deterioração.
-Cuide a vedação da tampa, para garantir que não entre umidade.
- Não armazene o recipiente de arroz na geladeira, pois o arroz pode absorver odores de outros alimentos.
- Nunca misture diferentes tipos de arroz no mesmo recipiente, pois pode afetar a qualidade, visto que cada arroz tem a sua particularidade.
Fonte: Nagro, Embrapa.




Comentários