Alimentação – Os preparos quentes são bem-vindos, com as baixas temperaturas
- Meta Notícias
- 30 de mai.
- 2 min de leitura

A sopa é uma opção bem-vinda para servir no jantar, além de nutritiva e mais leve, ajuda a esquentar e sair a fome, em dias rigorosamente mais frios.
E preparar uma sopa também é prático e rápido, e também tem os caldos e cremes, com uma variedade de receitas que agradam todos os gostos.
As sopas podem contar com legumes, carnes e massas, como a de capeletti com cubos de carne, cebola, alho, cenoura, couve e milho.
Entre os caldos quentes estão caldo de feijão, caldo de milho, caldo verde, caldo de tomate, com diferentes composições.
E os cremes que tem mais consistência, e geralmente são de legumes, como de moranga, de beterraba, de ervilhas entre outros.
Confira os benefícios de alguns:
-Feijão: 100 g do produto fresco, cozido em água, sem sal, contêm 5,7 g de proteína e 4,2 g de fibras. Ele, assim como todos os alimentos de origem vegetal, não contém colesterol, além de ser uma importante fonte de ferro, cobre e fósforo. Todos os tipos são igualmente nutritivos.
-Soja: fornece 30 g de proteínas em 100 g, quantidade similar à encontrada em pequenos filés de carne de frango. Ela é utilizada para substituir carnes, mas, também, para produzir queijos, como o tofu. É rica em fibras, vitamina K, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco.
-Grão-de-bico: é rico em magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e vitamina A. Por ter essas propriedades, ajuda a regular o funcionamento do intestino, além de manter os níveis de glicose no sangue equilibrados. Pode ser consumido em saladas, sopas, caldos, pastas e demais preparos.
-Lentilha: por ter uma grande quantidade de fibras solúveis, ajuda a diminuir o colesterol ruim. Possui potássio, cálcio e ferro, tornando-se uma importante fonte de fibras vegetais. Destaque para as isoflavonas, presentes na composição com propriedades antioxidantes.
-Tremoço: embora pouco consumido pela população, tem um aporte calórico muito reduzido e um elevado teor de água, além de trazer em sua composição, em cada 100 g, 16 g de proteína e 5% de fibra. Ele não apresenta muita gordura (somente 2%) e fornece vitaminas e sais minerais.

Receita de Creme de Queijo:
INGREDIENTES
-4 xícaras (chá) de leite
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de azeite
-2 colheres (sopa) manteiga
-1 xícara (chá) de vinho branco seco
-1 colher (café) de sal
-1 pitada de noz-moscada
-50 g de parmesão
-50 g de gorgonzola
-100 g de mussarela ralada
-4 colheres (sopa) de requeijão
PREPARO: Numa panela, derreta a manteiga com o azeite e a farinha de trigo, misturando até que vire uma pasta amarela. Junte o leite e o vinho, mexendo sempre até virar um creme. Tempere com a noz-moscada e o sal, acrescente os queijos ao creme e misture bem até ficar homogêneo.

Minestrone:
INGREDIENTES
-Pimenta-preta moída a gosto
-20 g de berinjela picada em cubos
-20 g de abobrinha picada em cubos
-10 g de cenoura picada em cubos
-10 g de ervilha em grãos
-10 g de azeite extravirgem
-20 g de batata cozida picada
-10 g de salsão picado
-200 ml de caldo brodo
PREPARO: Refogue todos os legumes no azeite, junte o caldo brodo e deixe cozinhar por 15 minutos. Tempere com sal e pimenta.




Comentários