Anunciado sete casos de “cura” do HIV
- Meta Notícias
- 19 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Na quinta-feira (18), foram publicados dados de uma pesquisa internacional sobre AIDS, onde o sétimo caso de “cura” do HIV foi anunciado, através de um alemão de 60 anos, apelidado de “novo paciente de Berlim”, que não possui mais vestígios do vírus em seu corpo.
Diagnosticado com o vírus em 2009, o alemão recebeu um transplante de medula óssea para tratar leucemia em 2015, onde conseguiu interromper seu tratamento antirretroviral no final de 2018, agora, quase seis anos depois não se encontra mais carga viral em seu corpo, de acordo com pesquisadores.
Na 25° Conferência Internacional sobre Aids, que acontece na próxima semana, serão publicados estes e outros dados atualizados sobre a doença.
O alemão foi apelidado em referência ao primeiro “paciente de Berlim”, Timothy Ray Brown, a primeira pessoa a ser declarada curada do HIV em 2008, que posteriormente faleceu de câncer em 2020.
O infectologista da Unifesp, Ricardo Diaz, afirma que o termo certo não é cura e sim remissão sustentada do HIV sem antirretrovirais, mesmo assim é seguro dizer para acompanhar o paciente por dois anos, para verificar se a doença não retornou.
- Isso quer dizer que você tira o tratamento e o vírus não volta. Em algumas pessoas a gente tem evidências muito fortes de que realmente o vírus não existe mais. Nenhum pedacinho do vírus, nem qualquer sinal de que ele esteja escondido no corpo. Afirma o infectologista.
A novidade, nesse paciente de Berlin, é que ele recebeu célula-tronco de um doador que herdou apenas uma cópia, o que dá mais esperança de encontrar mais doadores em potencial. Pois antes, os outros pacientes curados, receberam células-tronco de doadores de medula óssea que tinham mutação rara de um gene chamado CCR5, que impedia a entrado do HIV nas células.
댓글