Butiá – Corsan enviou esclarecimentos sobre recorrentes problemas de abastecimento na cidade
- Meta Notícias
- 12 de jan.
- 3 min de leitura

Diante de consequentes problemas de abastecimento nos bairros, que prejudicaram moradores no início do ano, a redação do Meta enviou alguns questionamentos a Corsan, e agora foram enviadas as respostas.
Corsan e o retorno
Os questionamentos e as respostas referentes a atendimentos e constantes problemas de abastecimento em Butiá são os seguintes:
Meta: Quais tem sido os problemas que ocasionam desabastecimentos constantes nos mesmos bairros, nas últimas semanas?
Corsan: A Corsan esclarece que, no dia 1° de janeiro, algumas regiões de Butiá tiveram o abastecimento de água afetado em consequência de uma tentativa de furto de cabos elétricos na bomba de captação da Companhia, no Açude Grande.
As regiões das vilas Regilnei e Mota, foram algumas das mais afetadas, pois, devido à sua localização geográfica, dependem de bombeamento auxiliar para receber água. Equipes da Corsan substituíram a bomba que conduz a água do açude até a estação de tratamento. Ainda foram feitas manobras operacionais para atender, principalmente, a parte alta da cidade, que foi a mais atingida.
Como medida emergencial, a Companhia também disponibilizou caminhão-pipa para reforçar o abastecimento nos pontos mais críticos. A normalização do serviço ocorreu de forma gradativa, conforme o reservatório atingia o nível adequado de operação.
O sistema de abastecimento para os moradores de ambas as vilas também pode apresentar prejuízos com a incidência de quedas de energia elétrica que afetam os sistemas de captação e distribuição de água e também a ausência de reservatórios domiciliares de água em diversas residências, o que impossibilita que os moradores tenham um estoque de água em situações de interrupção no abastecimento.
Meta: A operação não tem como avisar a imprensa sobre problemas e causas dos desabastecimentos? Assim as pessoas se organizariam melhor.
Corsan: As operações programadas são comunicadas previamente pela Corsan. Além disso, os próprios clientes são informados, inclusive porta a porta, a respeito dos trabalhos de equipes e eventuais interrupções no abastecimento. A população ainda possui à disposição os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, Agência Virtual cliente.corsan.com.br, ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Meta: A pressão da água nas torneiras, há muitos relatos de que diminuiu, qual a razão?
Corsan: A Corsan orienta que o usuário em um primeiro momento verifique se não há algum problema na rede interna que possa estar impedindo a pressão adequada da água. Caso não identifique nenhum problema, a recomendação é entrar em contato com os canais oficiais da Corsan para que seja feita uma vistoria para identificar as causas e solucionar a eventual baixa pressão na rede.
Meta: A água com cor esbranquiçada, após desabastecimento, indica o que?
Corsan: Toda a água captada pela Corsan passa por um rigoroso processo de tratamento, que inclui etapas de purificação e controle de qualidade seguindo os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, antes de chegar às residências. Eventuais alterações de cor, como o aspecto esbranquiçado, são causadas por microbolhas de ar na água, fenômeno comum associado à pressão da rede e que desaparece poucos segundos após a água ser colocada em repouso.
O Grupo de Comunicação Meta News, vai continuar buscando respostas aos problemas relatados pelos clientes da Corsan, como forma de dar um retorno mais ágil sobre motivo do problema e previsão de solução.
Fonte: Comunicação da Corsan – Jornalista Fábio Radke.




Comentários