top of page

Butiá - Morador foi atendido após 17 anos solicitando ajuda


ree

O pedido de um morador do bairro Bela Vista, de  Butiá, com medo do risco de desmoronamento de parte do terreno onde esta a sua residência, recebeu atenção do secretário municipal de meio ambiente.


ree

Na semana passada, um morador de Butiá, que reside na Rua Mariano de Feitas, no bairro Bela Vista entrou em contato através do canal do Meta, solicitando ajuda pois com a intensidade da chuva o “córrego” próximo a sua residência estava cheio, e o problema que já tem 17 anos, estava colocando em risco o terreno da sua moradia.


Segundo o morador já fazem muitos anos (17) que ele solicita ajuda para canalizar o córrego a céu aberto, onde tem três canos de metro, um ao lado do outro para dar vazão a água que desce e com a chuva intensa em 2024, já havia deslocado os canos e aberto uma cratera. Ele solicitou ajuda ao prefeito e ao secretário de obras. 


O secretário de obras esteve no local e informou que “ se limpasse o valo poderia até ser preso, porque estavam denunciando tudo o que fazia”, orientou para que procurasse a Secretaria de Meio Ambiente. E com o volume de chuva da semana passada estava com receio que desmoronasse para o lado da casa dele.


 Eu e minha mulher já não sabemos mais a quem pedir socorro, se eles retirassem os canos que estão deslocados e limpassem o valo para água correr livre, já ajudava. É uma sanga de grande vazão de água. Comentou o morador.



A redação entrou em contato com a Secretaria de obras, informando o problema do morador e recebeu a seguinte resposta:


Secretaria de Obras

-Não estamos sabendo de nada sobre esse caso em específico, mas o que

sabemos é que estamos aguardando a liberação de desassoreamento de todas as sangas do município, pois foi necessário contratar um geólogo para realizar os projetos que são necessário para evitar multa ambiental, por isso ocorreu o atraso na limpeza destas, sendo que após a liberação de limpeza de duas sangas pelo Setor de Meio Ambiente, liberação essa que ocorreu nesta semana, a Secretaria de Obras e Saneamento, realizou a limpeza da que estava em estado de maior obstrução, infelizmente, ainda nos resta a desobstrução de outros pontos que estão previstos para serem desobstruídos assim que o clima esteja estável para os serviços serem realizados, pois demanda de maquinários e mão de obra para limpezas e descartes corretos, já que 

em alguns pontos, até extração de árvores e vegetações são necessárias para garantir o fluxo correto da vazão de água.


Secretário de Obras


Ao entrar em contato com o  Secretário de Obras, Jesuíno Elias, entramos em contato e não obtivemos retorno.


Secretário de Meio Ambiente


A redação entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente, passando a solicitação do morador e recebeu como resposta:


- Diga a esse cidadão, que me procure na quarta-feira pela manhã. Declarou o Secretário, Marcelo Antunes.


A redação passou o contato do morador, que foi avisado que receberia uma ligação e o pedido do secretário de meio ambiente.


Retorno do morador


Nesta quarta-feira (14), o morador contou a redação que esteve conversando com o secretário de meio ambiente, que combinou uma visita ao local, para verificar o caso para verificar se “realmente precisa de uma licença ambiental para começa a mexer, mas me garantiu que vai limpar os canosque estão deslocados atacando o fluxo da água”, comentou o morador. 


Neste mesmo dia, o secretário de meio ambiente esteve no local e segundo o morador, declarou que “não precisa nenhuma licença para arrumar, que vai passar agora para o Prefeito e para o Secretário de Obras e me falou que é um serviço de urgência e que vão dar um jeito.


Os moradores do imóvel ficaram com esperança, que após 17 anos de solicitação de ajuda, desta vez irão ser atendidos e em dias de chuva, vão conseguir dormir tranquilos e não ter mais medo de perder a casa que adquiriram com esforço e trabalho.


 -Me disse que vão agilizar primeiro a desobstrução, retirar os canos que deslocaram. E depois um projeto de recolocar e tapar tudo. Temos esperança!

Comentários


bottom of page