Butiá – Vereador irá propor um projeto Lei para terceirização do Cemitério Municipal, após denúncias
- Meta Notícias
- 6 de nov.
- 2 min de leitura

O Vereador, Sergio Sampaio, diante das inúmeras denúncias da situação estrutural do cemitério irá propor um projeto de lei que sugere ao Executivo Municipal terceirizar a gestão do Cemitério Municipal de Butiá.
Além das reclamações pontuais de falta de corte de grama e limpeza, este ano a mudança das torneiras, que ocasionou transtornos a todos que foram limpar as lápides e jazigos, mas principalmente os idosos, pela dificuldade com a distância para apanhar água fez com que procurassem o vereador pedindo ajuda.

A capela mortuária, que atualmente, está sem condições de ser utilizada para o seu fim, visto as imagens nas fotos da matéria, precisa de manutenções e limpeza. Pelas denúncias, tudo indica que pode estar sendo usada para moradia/ depósito.

Em 15 de maio de 2024, o então prefeito municipal, Daniel Almeida, sancionou e promulgou a Lei Nº 3.976/2024. Inclusive no Art.12 está previsto a possibilidade de terceirizar a gestão “O cemitério será administrado pelo Município de Butiá, que poderá outorgar concessão a iniciativa privada”. Como propõe agora o Vereador Sérgio Sampaio.

A redação entrou em contato por telefone com o Sr. Zé, que é funcionário da prefeitura municipal, e o responsável no Cemitério. Ele informou que trabalha entre 6h e 11h, e a tarde entre 13h e 17h.

-Meta: A capela mortuária está em condições de uso?
-Zé: Tem uns materiais ali, para fazer a limpeza tem que vir uma ordem lá da prefeitura. Ela tem condições, só teria que lavar. Quando eu vim para cá eu lavei, mas o problema aqui não é a capela é banheiro, pois não funciona. E fazer a instalação de luz. Para usar só a Capela 1, porque a Capela 2 não tem luz.

Em pesquisa encontramos uma página chamada Cemitério. net. br, que descreve o cemitério como um local amplo, arborizado, com todos os serviços oferecidos, que é curiosa a forma como apresentam o local, diante da situação relatada.

Após a redação do Meta entrou em contato com o Secretário Municipal de Obras, Jesuíno Elias, e foi oportunizado o "direito ao contraditório", ou seja, espaço para uma declaração a respeito das estruturas e descontentamento da comunidade com o local.

Mas ele informou que gostaria de ser entrevistado no Cemitério Municipal, para que possa mostrar a situação e "a verdade dos fatos", como ele mencionou.

Sendo assim, será realizada outra matéria, com a entrevista com o Secretário no cemitério, que será agendada conforme a disponibilidade de agenda de ambos.
O Cemitério Municipal de Butiá abre diariamente entre 8h e 17h. E fica localizado na
Estrada Alfredo Raguse – Vila Julieta, Butiá – RS.




Comentários