top of page

Campanha Janeiro Branco – "Burnout Digital" atinge crianças

Pais e responsáveis já estão sabendo o que pode gerar de consequências a seus filhos, o tempo exagerado de uso do tablet, celular e computadores, que interfere no sono, comportamento, atenção e desenvolvimento emocional. Você já ouviu falar em Burnout Digital?



Uma criança de 11 anos precisou ser internada em uma clínica psiquiátrica. Os principais sintomas foram crise forte de ansiedade, muita agressividade, estava sem dormir direito e se machucando sozinha. O diagnóstico após atendimento foi Burnout Digital, ou seja, o cansaço mental, causado por excesso de telas.


E este não é um caso isolado, meninos e meninas entre 6 a 12 anos estão esgotados, e os pais podem achar que é “frescura”, inicialmente, mas a situação tende a se complicar.



O aviso da ciência alertava que o uso de telas todos os dias, por muitas horas, prejudicaria o cérebro da criança, afetando o pensar, o aprender o falar e a ter controle das emoções.


E o problema não está no smartphone, e sim no ato de entregar o aparelho aos filhos enquanto você esta fazendo um "happy", olhando a novela ou outra atividade que não quer ser interrompido. Neste instante você está entregando a educação dos filhos as redes digitais.


A falta de atenção dos pais, somada aos estímulos das telas tem gerado impulsividade, automutilação e agressividade. Está óbvio, mas precisa ser dito : Criança precisa de PRESENÇA!



Se você acha que a criança quieta usando o celular está bem, se engana, logo ali o problema vai aparecer. Ela pode estar sofrendo abandono emocional, e não sabe lidar com isso, vai ouvir o primeiro desconhecido que oferecer escuta e atenção nas redes e jogos.


Por isso repense, reveja hábitos, e dê atenção aos filhos para que tenham uma vida saudável, feliz e segura. É fundamental estabelecer limites, incentivar atividades ao ar livre e fortalecer o diálogo em família.


Aproveite o período de férias e fortaleça o vínculo e a relação!


Fonte: Hospital Sopai


Comentários


bottom of page