top of page

Campanha Social – Agosto Lilás combate a violência contra as mulheres

Atualizado: há 11 minutos

ree

Através da Operação Shamar, que é uma palavra em hebraico que significa cuidar, proteger e zelar; agosto é o mês de enfrentamento contra a violência doméstica e o feminicídio.


Esta operação tem coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Púbica e parceria da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres.


ree

As ações vão até setembro, contam com 50 agentes, em dois mil municípios brasileiros e tem com objetivo de realizar uma força tarefa a fim de atender mulheres em situação de violência, cumprimento de medidas protetivas de urgência e de mandados de prisão.


E as denúncias pelo Ligue 180, sendo encaminhadas a pontos de operação estadual com intuito de agilizar o processo e articulações com os órgãos envolvidos, na segurança destas mulheres.


Neste ano o lema da campanha é “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, funcionando como apoio da Lei Maria da Penha, como ferramenta eficaz na proteção e transformação de vidas.


Na quinta-feira (7), serão 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que tem reconhecimento internacional, como uma legislação que enfrenta a violência contra as mulheres, com medidas protetivas e instrumentos legais, servindo como garantia de segurança e dignidade as vítimas.


Lembrando que o Ligue 180, é o canal oficial do Governo Federal, para que sejam efetuadas denúncias de violências contra mulher no país. É um canal gratuito, sigiloso e disponível 24 horas, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamentos para as redes de proteção. E pode ser acionado através do WhatsApp: (61) 9610-0180. 


Os dados, do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apresentaram no ano de 2024, 1.492 casos de vítimas de feminicídio, representando 4 feminicídio por dia. A maioria das mulheres, 63,6% eram negras, com idade entre 18 e 44 anos (70,5%).


Mais da metade dos casos foram dentro da casa da vítima (64,3%), e 8 em cada 10 casos de feminicídio foram cometidos por companheiros, ou ex-companheiros.


Fonte: Agência Brasil, Gov.Br.

 


댓글


bottom of page