top of page

Clima – Terça gelada no Butiá e em todo o Rio Grande do Sul

ree

Os termômetros foram o foco nesta manhã gelada de terça-feira, no Estado e em municípios da Região Carbonífera e o frio derruba as temperaturas até a sexta-feira (4).


ree

Os especialistas em meteorologia já declaravam na segunda-feira (30), último dia de junho, para a massa polar e a sensação de frio para o Estado, após a chuva do final de semana. E em Butiá, chegou a marcar -3°C, pouco depois das 6h e pouco antes das 8h, ainda estava em 0°C, certamente, com sensação térmica menor.


E não foram apenas alertas da Defesa Civil e de meteorologistas, que chamavam atenção nesta manhã, mas os telejornais contaram com entradas dos jornalistas que estavam por diferentes trechos de rodovias que precisaram da ajuda da Polícia Rodoviária, que precisou colocar sal sobre a camada de gelo da estrada, para minimizar o risco aos motoristas.


Foram 31 cidades do Estado que tiveram temperatura negativa neste início de dia. As temperaturas mais baixas foram nas cidades: Santana do Livramento com -7°C, São José dos Ausentes marcou -5.3°C; Soledade -5°C. A menor sensação térmica foi em Cambará do Sul, que foi de -18,1°C, no amanhecer.


ree

Conforme o Inmet o mês de julho será de temperaturas abaixo da média e com relação a chuva, os níveis devem ficar assim:


- Área mais ao Sul, deve ultrapassar os 130mm

-Nordeste, chuva fica abaixo da média

-Parte do Oeste, fica entre 80 e 100mm

-Outras áreas, fica em 140°C.


E conforme a MetSul, a madrugada desta quarta-feira (2) será tão gelada, ou mais, do que foi no dia de hoje.

 

Fonte: GZH, Correio do Povo, Inmet e Metsul.

 Crédito: Diego Cezimbra




Comentários


bottom of page