CNH – Cursos gratuitos para quem quer tirar a carteira de habilitação
- Meta Notícias
- 5 de nov.
- 2 min de leitura

Estão previstos cursos gratuitos para novos condutores para obter a carteira nacional de habilitação, agora que pode acabar a obrigatoriedade de autoescolas neste processo.
Para os futuros motoristas tirarem a CNH, sem autoescola, tem a opção de realizar aulas teóricas de forma online ou presencial. Sendo que as aulas online, serão livres de custo e oferecidas pelo Ministério dos Transportes.
A economia para tirar a licença para dirigir, no Rio Grande do Sul, que é o Estado mais caro para conseguir tirar o documento (chegou a custar R$ 4,9mil), é de R$ 3.920 a menos, por exemplo.
Enquanto as presenciais, estarão disponíveis em escolas públicas de trânsito ou instituições credenciadas. E para quem preferir o modelo tradicional, podem procurar as autoescolas, que poderão oferecer os serviços de forma remota ou presencial.
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que escolas públicas e privadas também poderão oferecer a capacitação teórica, e os alunos vão precisar ter frequência de, no mínimo, 75%. Se aprovado, o formando receberá um certificado da instituição de Ensino Médio e poderá fazer o exame do Detran ao completar 18 anos.
-Além de preparar o jovem para o vestibular, também vai preparar para tirar a CNH. Disse o ministro.
Cada Estado terá suas regras quanto a prova teórica, que deve ser agendada junto ao órgão de trânsito, na modalidade presencial ou à distância. A prova prática é realizada pelo Detran. Caso o candidato reprove, poderá refazer o exame novamente.
Quanto ao carro a ser utilizado, que era dúvida de muitos, o condutor em formação pode utilizar o seu veículo, o carro do instrutor contratado ou automóvel alugado (sinalizado com adesivo ou imã).
E a novidade, que já é adotada em outros países como Austrália, Canadá, EUA, Nova Zelândia, Reino Unido e União Europeia, é a possibilidade de fazer o CFC em veículos com transmissão automática, e não apenas nos que tem câmbio manual.
O Ministério dos Transportes, apresentou uma estimativa que assusta, 20 milhões de brasileiros dirigem todos os dias, sem ter a licença, ou seja, uma CNH. O governo federal acredita que barateando o custo, todos vão ter acesso a procurar sua habilitação e acabar com esse dado apresentado.
Fonte: O SUL




Comentários