top of page

Colunista Rosalba Saraiva - Uma Dose de Leveza

Atualizado: 29 de dez. de 2023



Escrever em dezembro é desafiador.



Corre-se o risco de fazer uma retrospectiva, analisar o ano que passou, focar em nossas angústias, trazer à tona os fatos mais impactantes, refletir sobre as pessoas, suas ações e não atitudes.


Também se pode sucumbir à tentação de listar as promessas de 2023, metas que foram esquecidas, atropeladas e que, fatalmente serão empurradas goela abaixo do 2024.


Enfim, lutarei bravamente para não ser previsível ou repetitiva. Vou apenas pedir que cada um de nós olhe para o momento atual e nem espie os outros meses que se foram. Respirar somente o hoje, o agora, o dezembro.


Nada de encerramento, fim. Quem inventou essas divisões, criou a ansiedade e o pânico.

Comemore estar aqui e agora, vivo, com saúde, com capacidade de discernimento, empatia e no comando de sua inteligência emocional.


Se não está cem por cento, não tem problema algum, não é uma competição e como diz uma amiga psicóloga “cada pessoa tem o seu cem por cento, que é o máximo que ela pode oferecer em determinados dias e situações”.


”. Não caia na narrativa cruel de que até o Natal e virada de ano, é preciso correr, comprar, viajar, vender, alugar, mudar, cumprir metas. Você não vai dar conta disso, vai ser exaustivo e frustrante!


Respire! Celebre-se!


Não pense no antes e nem depois, a vida é o presente e ela não tem o mesmo calendário humano, todo dia é dia de viver, de honrar a existência.


É preciso buscar uma boa dose de leveza, com ou sem gelo e beber devagar, até atingir a sensação de calma na alma.


コメント


bottom of page