Comportamento – A Tendência do recolhimento intencional
- Meta Notícias
- 8 de jul.
- 1 min de leitura

Tem assuntos que merecem uma pausa, e a busca por usufruir de momentos de silêncio, sem interrupções, é uma prática de autocuidado diante do excesso ao estímulo e exposição constante, tem ganho muitos adeptos, ultimamente.
Se você notou a falta de alguém do seu convívio, já pode se considerar uma pessoa diferente do padrão, pois em uma realidade em que as pessoas são exigidas a estarem publicando tudo o que fazem, fica mais difícil notar a ausência presencial de alguém.
E o que podem chamar de fuga, pode ser apenas estratégia. Para manter a sanidade mental se recolher um pouco, pode até ser indicado.

A neurociência já vem declarando que o excesso de estímulo visual e social, acaba ativando o sistema de alerta constantemente e buscar atividades off-line podem contribuir até para regular o humor, sono e a memória emocional. Ajuda a se reconectar!
Umas atividades que ajudam a praticar o recolhimento emocional, são:
-Fique um dia sem redes sociais
-Escreva o que sente mesmo sem entender
-Ouça música sem letra e perceba o que surge
-Fique 10 minutos olhando pela janela, sem produtividade
-Saia para caminhar sem celular

Comece com uma ou duas tentativas, destas práticas e vá experimentando. Pois a sua presença digital implica em um custo alto demais, como notificações, comparações, performance. E o seu grito de cura pode ser silenciar.
Não é necessário que você esteja sempre acessível, permita-se.
Fonte: Vida e Saúde, Invoga.




Comentários