top of page

Comportamento – Modelos novos de relacionamentos


ree

A mudança no formato de definição do amor, dos relacionamentos e os papéis de gênero está em constante evolução.


ree

E novas tendências entre os relacionamentos entre os jovens estão chamando atenção. Você já ouviu falar em Agamia? Sologamia? Hipergamia?


Entre as diferentes configurações de relacionamento, os mais conhecidos ainda eram a monogamia, o relacionamento aberto e o poliamor.


Vamos entender então, a proposta de cada modelo de relação, conhecendo alguns:


-Monogâmico: dois parceiros se comprometem exclusivamente um ao outro, tanto emocional quanto sexualmente.


-Relacionamento aberto: relacionamento romântico em que os parceiros concordam em ter intimidade com outras pessoas além de seu parceiro principal. Nesse arranjo, os parceiros são comprometidos emocionalmente um com o outro, mas são livres para explorar sua sexualidade com outras pessoas fora do relacionamento.


-Relacionamento Poliamor: os parceiros estão abertos a ter mais de um relacionamento romântico ao mesmo tempo. Nesse modelo de relação, os envolvidos se envolvem emocionalmente e, caso o acordo permita, fisicamente com outros parceiros fora do relacionamento “principal”.


Mas os relacionamentos “tradicionais” já não abarcam todos os tipos de pessoas e suas escolhas, por isso, precisamos conhecer:


Agamia: a decisão de estar só – a nomenclatura “agamia” se refere a pessoas que optam por não se relacionarem romanticamente, ou se relacionam eventualmente mas sem seguir o rótulo de uma relação, mas muito além disso, a pessoa agâmica não busca por relacionamentos, diferente dos solteiros os agâmicos querem estar solteiros.


Sologamia: se refere a pessoas que se relacionam consigo mesma, ou seja, a pessoa que casa com si própria afim de fortalecer o amor-próprio e autoestima. Pessoas Sologâmicas afirmam que esse modelo de relacionamento evita decepções e traições.


Hipergamia: os relacionamentos por interesse. A Hipergamia não é nova, esse tipo de relação trata-se de um relacionamento romântico afim de status, tais como sociais ou econômicos, mas esse tipo de relacionamento existe a tempos, entretanto não era conhecido pela nomenclatura “hipergamia” mas sim como “sugar baby”.


Enfim, faça as suas escolhas encima dos seus valores e viva a sua vida da melhor forma possível. Indica-se evitar as relações tóxicas que te põe para baixo.


Um dos requisitos recomendados para encontrar um bom relacionamento é a paciência. Assim criando conexões gratificantes e significativas você irá identificar relações ideais e que funcionem bem para você.


Fonte: Ambiente Psi, G1.

Comentários


bottom of page