Comportamento – Os jovens da Geração Z não priorizam casa própria e carro
- Meta Notícias
- 16 de ago.
- 1 min de leitura

Antigamente os jovens após se formar no ensino médio ou durante a escolha da carreira, já começavam a pensar em levantar recursos para aquisição de um veículo e depois, a casa própria. Era um símbolo de estabilidade econômica e independência.
Mas a Geração Z, que compreende jovens entre 15 e 28 anos, já apresenta outras prioridades, digamos assim.
A escolha é pelo aluguel, porque não acham prudente ter uma casa fixa num lugar que não sabem se vão morar a longo prazo. Preferem circular, trocar de rotina e experimentar diferentes estilos de vida. E alugam de tudo, carros, roupas e até eletrônicos.
O valor para eles não está na posse, mas na experiência. Talvez seja porque assistiram aos pais com suas dívidas, crises e promessas de futuro frustradas. Eles não medem o sucesso pelo empilhamento de bens, mas segundo eles, por leveza.

E aquele apego, que assistiram os avós e pais terem pela propriedade virou uma barreira, e o ativo mais estratégico é o desapego.
Não tem como mensurar ainda se é melhor ou pior, a longo prazo, mas pesquisas demonstra que esta nova tendência destes jovens de enxergar a vida, faz eles mais leves e felizes.
Mas claro existem fatores mais palpáveis como a renda instável, marcada por empregos temporários e baixos salários, que acabam dificultando as economias para adquirir um veículo ou imóvel.
Temos que lembrar que é a geração mais ansiosa, tem todos os acessos na palma da mão, quer tudo de forma muito ágil, por isso tem dificuldade de aguardar, economizar e fazer planos de longo prazo.
Fonte: CNN Brasil.




Comentários