Comportamento – Seminário “A Era Digital”, com debate de violência extrema, pelo MPRS
- Meta Notícias
- 25 de mar.
- 2 min de leitura

Na segunda-feira (31), através do Ministério Público do RS vai ser realizado um seminário para debates com objetivo de prevenir a radicalização de crianças e adolescentes.
Como o assunto trazido pela séria da Netflix, Adolescência, que aborda a masculinidade tóxica, ciberviolência e que trouxe à tona o universo Incel e a violência online, sendo assim iniciativas como estas ganham ainda mais relevância.
Entre os temas propostos para discussão estão os sinais que possam demonstrar se um adolescente está inclinado para a violência extrema, as “pegadas digitais” no mundo virtual e formas de antissemitismo.
Entre os palestrantes estão: Michele Prado, pesquisadora de extremismo online; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participará de uma mesa redonda, juntamente com a presidente da Federação Israelita do RS, Daniela Russowsky Raad, e com Ilton Gitz, professor de Cultura Judaica e Hebraico pelo Instituto Greenberg de Jerusalém e especialista em Ensino do Holocausto pelo Museu do Holocausto de Jerusalém.
O evento é para os integrantes do MPRS e entidades vinculadas à educação e segurança pública, como Guarda Municipal de Porto Alegre, Patrulha Escolar da Brigada Militar, servidores da Secretaria Municipal da Educação, Conselheiros Tutelares de Porto Alegre e Polícia Civil.
Mas o que significa a palavra “Incel”? O significado é celibatário e involuntário, geralmente usado de forma pejorativa. Mas o principal é que este termo aparece em discussões sobre gênero, misoginia, violência e extremismo.
Existem várias definições das “comunidades incel”, mas uma delas ´q de que são formadas por homens heterossexuais que culpam as mulheres e a sociedade pela sua falta de sucesso romântico.
Mas curiosamente, o termo foi criado por uma mulher, chamada Alana que em 1990, em seu site, dentro do que chamava “Projeto de Celibato Involuntário de Alana”. Na época ela utilizava o termo nas discussões sobre timidez e constrangimento social, mas conforme foi se espalhando o termo assimiu outros significados.
O perigo que as pessoas que se autodenominam Incel, está inserido nos problemas de saúde mental, isolamento, amargura e o pensamento misógino que podem acabar se somando a crenças extremas.
Fonte: MPRS, CNN, Estadão, BBC.




Comentários