Construção – O cimento com nova composição que deixa os ambientes mais frios, de forma natural
- Meta Notícias
- 27 de ago.
- 1 min de leitura

Uma composição do cimento é uma inovação de Cientistas da Universidade do Sudeste da China, que pode manter as construções mais frias, podendo até dispensar o ar condicionado.
O cimento tem a mesma textura e aparência, mas tem uma capacidade super-resfriante, que mantem prédios mais frescos, dispensando ar-condicionado e economizando com eletricidade.
A composição inovadora são os cristais de etringita, um mineral que aparece em pequenas doses no material convencional que reflete a luz solar em vez de acumular, como o cimento de composição comum. E nos testes demonstraram uma redução na temperatura de até 5,5°C dos ambientes internos.
Se nem em todas as regiões será possível eliminar o uso do ar condicionado, ao menos o material vai ajudar a reduzir o uso de energia.

- Em climas áridos ou sob céus limpos, o cimento super-resfriante pode baixar significativamente a temperatura dos ambientes, reduzindo ou até eliminando a necessidade de climatização mecânica. Afirma Guo Lu, autor principal do estudo publicado na revista "Science Advances".
E além disso este cimento emite menos carbono, em cerca de 25% o carbono da produção, considerando que o cimento tradicional é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta para construção civil.
Fonte: Olhar Digital, Fast Company Brasil,




Comentários