Crise climática - Ciclone subtropical Biguá e sua passagem pelo RS
- Meta Notícias
- 16 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O Ciclone subtropical Biguá, atingiu o Rio Grande do Sul com chuvas fortes e intensas rajadas de vento entre 80km/h e 100km/h.
A Defesa Civil disse que ao menos seis municípios foram afetados, incluindo Butiá, Triunfo, Pelotas e Capão do Leão, Encantado e Arroio Grande. Os danos incluem quedas de árvores e destelhamentos.
Em Butiá, as imagens e o vídeo circulam por todos os jornais e redes socais, onde mostra o desespero das pessoas quando parte da cobertura da quadra do CT do Comércio desabou, durante a festa de fim de ano da escolinha de futsal, Trianon.
O telhado da quadra foi arrancado pela força das rajadas de vento enquanto crianças, familiares e integrantes da equipe participavam do evento, deixando duas pessoas feridas, entre elas uma criança.
O homem ferido foi encaminhado para o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e a criança foi levado para outro hospital em São Jerônimo.
Em nota o CT Rua do Comércio, lamentou o fato e disse que os feridos receberam suporte imediato.

A equipe do Trianon Futsal também veio a público, e em nota informou que os dois feridos, estão sob cuidados médicos e agradeceu a preocupação de todos.

O ciclone subtropical Biguá se formou no oceano no Sul do Estado no fim da noite do sábado (14) segundo a Marinha do Brasil. O Biguá é o primeiro ciclone atípico (subtropical ou tropical) a afetar o Rio Grande do Sul desde 2022, quando a tempestade subtropical Yakecán causou estragos e deixou vítimas no Rio Grande do Sul.
Segundo a Climatempo, um ciclone subtropical é um centro de baixa pressão atmosférica que se organiza isoladamente, sem estar associado a uma frente fria.
Um ciclone subtropical pode se intensificar para uma depressão subtropical, quando tem ventos abaixo de 63 km/h. Se o ciclone continua se intensificando, pode se tornar uma tempestade subtropical, com velocidade do vento igual ou maior a 63 km/h e menor do que 118 km/h.
Fonte: MetSul, GZH.




Comentários