Crise Climática – Conheça a ordem de cheia dos rios no RS
- Meta Notícias
- 21 de jun.
- 2 min de leitura

Geralmente, por desconhecimento, as pessoas costumam se preocupar mais quando há chuvas volumosas do que com o aspecto do nível dos rios, pós evento. Mas você sabia que existe uma ordem de cheia dos rios, no Estado, e qual o impacto?
- Rio Jacuí, é o principal rio que drena grande parte do centro do Estado. Passa por Agudo (Na barragem da Dona Franscisca) e recebe os rios Taquari, Caí, Sinos e Gravataí, antes de desaguar no Lago Guaíba, que então segue para a Lagoa dos Patos.
-Barragem Dona Franscisca, que fica localizada no Jacuí, entre Agudo e Nova Palma, em seu reservatório aciona, quando necessário, planos de emergências durante período de cheias.
-Rio Caí, tem sua nascente nas Serras, passando por Sebastião do Caí e desaguando no Jacuí/Guaíba. Neste os trechos superiores costumam responder rápido a chuvas intensas, o que gera enchentes localizadas.
-Rio dos Sinos – Sua nascente é em Caraá, ele atravessa São Leopoldo e Canoas, e desemboca no delta do Jacuí, em Canoas.
-Rio Gravataí – Sua nascente é na Região Metropolitana, ele atravessa Gravataí, Alvorada, Canoas e desagua no delta do Jacuí/Lago Guaíba.
Sendo assim não basta apenas monitorar o nível do rio da sua cidade, pois todos estão conectados, e a água em outra região pode afetar a sua cidade. O ideal é ficar de olho na Bacia inteira.
Neste sábado (21), a situação dos rios é essa:
-Barragem Dona Francisca já transbordou. Mas o Rio Jacuí, neste ponto, está em 4,65m, mas está descendo.
-Rio Caí está descendo, com nível em 8,70m.
-Rios Sinos está com nível em 5,07m, e está subindo, passando da cota de inundação.
-Rio Guaíba está com 3,14m.




Comentários