Economia - A venda do carvão vegetal teve aumento de consumo
- Meta Notícias
- 20 de set.
- 1 min de leitura

No mês de setembro, já se imagina o aumento da venda do carvão vegetal, que é um item popular para assar a carne. E há uma corrente que defende a lenha para o fogo, mas isso é conteúdo para o Opinião no Meta.
O que chamou a atenção foram os 30% de aumento da venda do carvão, em setembro, no mês do Gaúcho. A Semana Farroupilha, favorece este consumo intenso, nos piquetes, confraternizações e a procura por churrascarias, que são os principais responsáveis por esta demanda, desta culinária tradicional do Sul.
Segundo presidente da Associação dos Produtores e Empacotadores de Carvão Vegetal do RS, Valmor Griebeler, em entrevista para o portal Terra, a preparação para atender a demanda começa cedo. "Além de setembro, outro pico acontece no Natal e Ano Novo, quando a procura dobra. As indústrias já se organizam com até seis meses de antecedência", afirmou.
Em Brochier, no Vale do Caí, referência de carvão vegetal gaúcho, a cidade já soma 22 indústrias do setor, em uma média de 400 toneladas/mês, embaladas por cada uma.
O setor conta atualmente com 1.358 produtores no estado. Parte da produção abastece o mercado interno e outra parte segue para outros estados e até para o exterior, com exportações para cidades como Nova Jersey e Los Angeles, nos Estados Unidos, ameaçadas com as taxações, o que desafoga o setor, nestes períodos do ano.
Fonte: Terra.




Comentários