Economia – Em setembro, a inadimplência no RS, bateu recorde
- Meta Notícias
- 16 de out.
- 1 min de leitura

De acordo com a CDL Porto Alegre (Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre), entre pessoas físicas 35,41% dos adultos estão negativados, correspondendo a mais de 3 milhões de CPFs.
A explicação para isto seria o esgotamento dos recursos extraordinários injetados após enchente de maio do ano passado, somando o impacto dos juros elevados, que estão em 10,35% ao ano.
O que vem impactando o orçamento das famílias é a inflação acima de 5%, desde fevereiro deste ano.
O recorde foi quebrado para pessoa jurídica também, são 16,37% dos CNPJ's negativados em setembro, correspondendo em torno de 255 mil empresas, são 44 mil companhias com restrição de crédito.
O economista chefe da CDL POA, Oscar Frank, explicou que “diversos empreendedores recorreram a empréstimos para atravessar a pandemia e, mais recentemente, para lidar com as consequências das enchentes de 2024.
Com o fim dos períodos de carência e o peso dos juros elevados, muitos não estão conseguindo honrar os compromissos. As incertezas econômicas, tanto do ponto de vista externo quanto fiscal, e os custos pressionados agravam o quadro”.
Fonte: O Sul.




Comentários