Educação Antirracista – Seminário Raízes que Educam, para educadores de escolas municipais de Butiá
- Meta Notícias
- 4 de nov.
- 2 min de leitura

O Seminário de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Núcleo da Igualdade Racial, foi realizado na sexta-feira (31) no Ginásio Rudi Raguse e reuniu professores da rede municipal de ensino.
E o objetivo principal deste seminário foi fortalecer a formação de docentes e valorizar as identidades e saberes que constroem a Educação Antirracista da cidade.
As palestrantes que estiveram falando sobre o tema, nesta oportunidade, foram:

-Professora Maria Borges, de Guaíba, com formações na área de Educação para as Relações Étnico Raciais.
- Professora Morgani Costa, de Butiá, Especialista em História e Cultura Afro Brasileira.
- William Corrêa, que é Educador Social e trouxe práticas para os professores.

A Secretária Municipal de Educação, Luana Batisti disse que “espero que as escolas aproveitem e possam levar para dentro de todas as unidades, todas as sementes que foram plantadas no Seminário”.
E a Coordenadora do Núcleo da Igualdade Racial, Fernanda Oliveira, que assumiu em outubro, falou sobre a criação do projeto e da cartilha que foi preparada inicialmente para apresentar o "Raízes que Educam" e já consta planos de aulas, terminologias e pode ser utilizada em sala de aula. Mas em 2026 ela será aprimorada. O layout da cartilha foi produzido pela Gabriella Santos da Silva.

-Quando criei o projeto, ele era só um sonho. E agora temos uma cartilha (escrita por mim), tivemos o seminário e o meu sonho se tornou realidade. A educação Antirracista estará presente nas escolas de Butiá, para além da semana da Consciência Negra. Estaremos com o projeto durante todo o ano de 2026.
A Fernanda informou que a cartilha foi entregue a todas as escolas, "juntamente com a Cristiane Araújo, que foi de suma importância para que o projeto saísse do papel".
Na terça-feira (18), vai ser realizada a 1º Mostra Cultural, Raízes que Educam - Construindo um Novo Olhar, que será no Ginásio Rudi Raguse, a partir das 9hs, para toda a comunidade de Butiá.
Nesta oportunidade terá a exposição de trabalhos das escolas municipais, sobre Educação Antirracista; apresentação do Grupo Orgulho da Raça, de Encruzilhada do Sul; e do Grupo Negritude, que é daqui de Butiá.




Comentários