top of page

Educação – As provas do ENEM estão próximas

ree

As provas do Enem ocorrem em dois dias, 9 e 16 de novembro, em domingos consecutivos, com horário de duração diferentes e, serve para quem quer ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e conseguir o Financiamento Estudantil (Fies).


ree

No primeiro dia, a duração é de 5h30min, e as disciplinas serão: Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, e Redação, com 45 questões em cada uma. Além da prova de Língua Estrangeira.

 

No segundo dia, a duração é de 5h, com as seguintes disciplinas: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, onde cada uma também terá 45 questões.

 

O resultado deve sair dia 16 de janeiro de 2026.

Pode participar do Enem:

 

 

1.Estudantes do Ensino Médio: Aqueles que estejam cursando a última série do ensino médio em 2025 ou que já tenham concluído o ensino médio anteriormente, tanto em escolas públicas quanto privadas.

 

2.    Candidatos que não concluíram o Ensino Médio: Aqueles que não finalizaram o ensino médio e desejam obter a certificação de conclusão por meio do Enem.

 

3.    Pessoas que desejam ingressar no ensino superior: Mesmo quem já completou o ensino médio pode realizar o Enem para utilizar as notas em programas como o Sisu, Prouni e Fies.

 

4.    Estudantes de educação de jovens e adultos (EJA): Aqueles que estão cursando ou já concluíram a educação de jovens e adultos também podem se inscrever.

 

Para participar, é necessário realizar a inscrição no período determinado pelo Ministério da Educação (MEC), além de cumprir com os requisitos de inscrição e pagar a taxa (exceto para quem se enquadrar nas condições de isenção).

 

 

Lembre de levar no dia da prova, um documento de identificação oficial e original com foto, emitido por órgãos brasileiros. São válidos:

 

 Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;

 

• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;

 

 

• Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

 

• Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997;

 

• Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.

 

 

 

Fonte: Educa Mais; Gov.br


Comentários


bottom of page