Educação - O início na faculdade, seus desafios e como os calouros tem se organizado
- Meta Notícias
- 17 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mar.

O mês de março é a linha limite para muitos jovens começarem a se organizar para iniciar os estudos nas suas universidades, e a reportagem do Meta foi conversar para saber como está sendo esta experiência com calouros de Butiá, Canoas, Porto Alegre e Sapucaia do Sul.
Meta: Qual é o seu curso? Como está sendo essa experiência? Comenta como você está se organizando.
O jovem butiaense, Wuadilem Rodrigues, calouro do curso de Ciências Contábeis contou como está sendo essa experiência.
-A minha faculdade demorou demais para preencher minha matrícula, mas ontem eles aprovaram. Eu já dei uma olhada na plataforma de estudos, e agora estou me organizando para iniciar o aprendizado.
A Paula Alyce da Silva Machado, de Canoas, caloura do curso de Jornalismo, falou como foi tudo até começar os estudos.
-Eu iniciei na faculdade fazendo uma prova de vestibular e me matriculei com bolsa. Está sendo uma experiência desafiadora por ser um curso EAD, para manter a disciplina; porém muito gostosa também. Eu me organizo por matérias e dias da semana/horas do dia. Tem dias que confesso que são mais difíceis, mas pretendo evoluir um pouco mais a cada fase que passa. Pois é meu sonho, desde os treze anos e vou dar orgulho para a mini Alyce, de alguns anos atrás.
O Carlos Daniel Almeida Viegas, de Butiá, calouro do curso de Ciência da Computação, contou como mantém a sua rotina.
-A experiência é bem tranquila, tenho liberdade para fazer meus horários, e com isso mantenho minha rotina organizada e produtiva. O próprio site já tem sua organização, mas também gosto de usar planilhas e inteligência artificial para uma otimização dos estudos.
A Kamilla Telles, de Porto Alegre, caloura do curso de Jornalismo, contou sobre sua experiência.
-A transição para a vida universitária traz, sim, desafios à tentativa de conciliar estudos, trabalho e vida pessoal, especialmente estudando na modalidade EAD e, para tanto, mantenho uma rotina eficiente, com disciplina e constância, utilizando de agendas e ferramentas digitais de organização, elaborando resumos objetivos e flashcards e bebendo do método Feynman para a fixação do conteúdo estudado. Habitualmente, alternando entre as cadeiras mais complexas e as mais fáceis para manter o equilíbrio e evitar a procrastinação. Outrossim, sigo um cronograma alinhado às datas avaliativas, buscando, sempre que possível, intercalar os estudos com pequenas pausas para otimizar a retenção e a minha produtividade. E para quem está iniciando a graduação agora, recomendo que, antes de iniciar os estudos nas disciplinas, que explore os diferentes modelos de aprendizado e realize exercícios e testes para identificar o método mais eficiente para si. Minha experiência universitária tem sido muito significativa, o que faz com que essa jornada vá muito além de uma graduação, mas de um caminho e uma paixão que me transformam diariamente. Meta Notícias, me sinto honrada pelo convite. Obrigada!
A Júlia Pereira de Oliveira, de Sapucaia do Sul, caloura do curso de Jornalismo, fala sobre a experiência EAD.
-Confesso que a modalidade EAD ainda me assusta um pouco por não ter o contato "olho no olho", mas a liberdade de poder fazer meus horários e poder estudar onde e quando eu quiser/puder torna tudo mais tranquilo e acessível devido a correria do cotidiano. Uma forma que encontrei para me organizar durante os estudos foi criar "pastas" digitais, e organizar rotinas de horários e matérias diárias.
O Ariel Moreira, de Butiá, calouro do curso de Engenharia Elétrica, fala do início dos seus estudos.
-Estou cursando Engenharia Elétrica, na modalidade EAD no momento, porém estou gostando bastante. Aos poucos estou me organizando para conseguir estudar de uma forma melhor.
A Larissa Rempel, de Porto Alegre, caloura do curso de Engenharia de Energia e do curso de Jornalismo, comenta sobre as duas experiências.
-A Engenharia de Energia a experiência está boa, as aulas são puxadas e o nível de dificuldade é maior, porém me organizo conciliando com lazer, academia e meu outro curso e dou meu melhor sempre. E Jornalismo, a experiência também é positiva, me organizo para ler os textos e ver os vídeos quando tenho um tempo livre entre as aulas da UFRGS e quando estou em casa faço as AP’s.
Comments