Educação – O Resultados da avaliação nacional de alfabetização da Carbonífera
- Meta Notícias
- 11 de jul.
- 1 min de leitura

Foi divulgado nesta sexta-feira (11), pelo MEC – Ministério da Educação, os resultados de 2024, da avaliação nacional de alfabetização.
Em relação ao índice de 2023, com percentual de 56%, com resultado superior de 59,2% em 2024, mas ainda um pouco abaixo da meta nacional que é de 60%.
Essa avalição envolveu 2 milhões de alunos, em 42 mil escolas e 5.450 municípios, e faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com objetivo de garantir a alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, “se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o mesmo percentual de 2023, nós teríamos chegado à meta de 60,2% em 2024. Infelizmente, o Rio Grande do Sul caiu absurdamente, e não tenho dúvida de que isso foi fruto dessa situação atípica de calamidade no estado, que o afetou fortemente”, disse.

Os Estados do Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%) atingiram os maiores percentuais de alfabetização do país.
Entre os estados que superaram seus objetivos pactuados, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso (60,6%) apresentam os melhores indicadores.
Veja como foi o desempenho dos Municípios da Região Carbonífera:

O teste do indicador Criança Alfabetizada são 16 itens que exigem resposta de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. A avaliação apresente as habilidades básicas de leitura e escrita.




Comentários