Educação – Primeiro dia do Enem contou com 3,5 milhões de candidatos que fizeram a prova
- Meta Notícias
- 11 de nov.
- 2 min de leitura

No Rio Grande do Sul tiveram vários “retardatários” quando o portão fechou às 13h, no primeiro domingo (9) de prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
Um dos maiores locais de aplicação das provas é a PUC – Pontifícia Universidade Católica, contou com público intenso, o acesso ao campus no bairro Partenon ficou lotado. E alguns pais e acompanhantes que aguardaram ficaram comovidos, quando uma jovem chegou 30 segundos depois que os portões tinham fechado, e com o nervosismo e choro convulsivo precisou ser amparada pela equipe de apoio, e não pode realizar a prova.
Neste primeiro dia o tempo de duração para realizar as provas foi de 5horas e 30 minutos, com disciplinas distribuídas em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e a redação.
O tema da redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O Enem por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU, e de iniciativas como PROUNI, é a principal porta de entrada para educação superior no Brasil.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o gabarito do primeiro dia de prova será disponibilizado nesta quinta-feira (13), onde 73% dos inscritos participaram.
Entre as novidades deste ano estava a metodologia Testlet, que tem por objetivo agrupar itens variados em torno de um mesmo texto para avaliar o conhecimento do participante. E ainda na medida de segurança foi utilizado detector de metais em todas as salas de aula, antes era restrito a entrada e saída para banheiros, como mencionou o Presidente do Inep, Manuel Palacios.
Este ano 98 mil estudantes de 18 anos, solicitaram a certificação pelo exame, para conclusão do ensino médio, onde é necessário atingir 450 pontos em cada área de conhecimento, e 500 pontos na redação.
Fonte: Correio do Povo e Ministério da Educação.




Comentários