Educação - Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha
- Meta Notícias
- 16 de out.
- 2 min de leitura

Foi aprovado na terça-feira (14), pelo plenário da Assembleia Legislativa, que é a PL 347/2025, recebeu 35 votos favoráveis contra 12, o programa que vai reconhecer e premiar professores e alunos
Os benefícios dependem do cumprimento de metas anuais de qualidade e frequência dos alunos em sala de aula, como o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
São duas frentes, para professoras e alunos:
-Incentivo e valorização dos profissionais da educação
-Estímulo ao desempenho e participação dos alunos
O 14ª salário é pelo resultado do IDEB, recebem professores, vice-diretores, orientadores, supervisores, secretários escolares e demais servidores (efetivos e temporários). O valor extra é proporcional ao atingimento de metas anuais.
Professores:
-Reconhecimento pela frequência escolar – Bônus 2025: para professores, vice-diretores, orientadoras, supervisoras e secretários escolares. O valor é uma bonificação anual e proporcional aos resultados de cada escola, podendo variar de R$1.680,00 a 7.200.
As escolas sem meta de Ideb terão os resultados acompanhados pelo indicador de rendimento. Para receber a totalidade da bonificação, é necessário que todos os alunos tenham frequência mínima de 75% ao longo do ano.
Alunos: aos que tiverem as melhores notas em cada turma das escolas estaduais que serão avaliadas pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), além de premiação via sorteio para os participantes. Para que os estudantes possam ser beneficiados, é necessária a participação mínima de 80% das turmas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025.
-Premiação por desempenho no Saers – alunos do 5º e 9º ano do fundamental, e do 3º do ensino médio, da escola que fazem o Saeb. 3º: 3.000,00/2º: 2.000,00/1º:1.000,00 (Participação mínima de 80% da turma do Saeb).
-Premiação por participação no Saeb : é sorteado 1 aluno por turma – R$ 2.000,00 – participação no simulado e presença mínima e 80% da turma.
Fonte: Governo do Estado do RS.




Comentários