Educação – Sindilojas indicou aumento no preço do material escolar, para retorno às aulas
- Meta Notícias
- 22 de jan. de 2025
- 1 min de leitura

O Sindilojas, em sua pesquisa, declarou que as compras ainda não estão ainda a "todo vapor", mas sobre os dados há indícios de aumento de preços do material escolar este ano. Dos itens solicitados o mais caro é a mochila, com 11% de elevação, após vem os cadernos e canetas.
Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, “O pessoal tem esperado mais para perto do início das aulas, assim, se tem mais tempo de buscar melhores preços nos materiais escolares. Esses itens são fundamentais para os estudantes e cremos que as vendas vão crescer nos próximos dias”.
Dos estabelecimentos entrevistados cerca de 42% disseram que as vendas estão semelhantes ao mesmo período do ano passado. Para 35,6%, houve uma queda, e 18,6% afirmaram que estão vendendo mais em 2025.
Mencionando gastos médios por cliente, sem os livros didáticos, ficou em R$ 203,00 até este momento.
Sobre as formas de pagamento que estão sendo mais utilizadas, nas lojas físicas, o primeiro que aparece é o parcelamento no cartão de crédito, com 78% da preferência.
Na segunda posição, está a compra à vista no débito, representando cerca de 11,9% da movimentação financeira. E a condição à vista, pelo Pix, ficou com 5,1% das citações.
Fonte: O Sul.




Comentários