top of page

Energia Elétrica – Apagão atingiu vários Estados brasileiros

ree

Na terça-feira (14), um apagão repentino deixou vários Estados sem energia elétrica por minutos ou horas, devido a um incêndio de reator em subestação no Paraná, gerando falha no sistema interligado nacional.


ree

O princípio foi o incêndio do reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que provocou o desligamento total e desconexão das regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste, ocasionado uma contingência severa no sistema elétrico.


O SIN – Sistema Interligado Nacional sofreu uma falha, em algumas regiões ainda foi acionado o ERAC - Esquema Regional de Alívio de Carga. Para conhecimento, quase todo o Brasil é coberto pelo SIN, responsável pela transmissão de energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do ONS.


ree

Dentre os 25 Estados que sofreram o impacto, alguns foram  Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal.


Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) “o apagão foi causado por uma "perturbação de grande porte" no Sistema Interligado Nacional”.


No Rio Grande do Sul, foram 248 mil clientes das áreas de concessão da CEEE Equatorial e da RGE ficaram sem luz. Em São Paulo, o apagão teria afetado 937 mil clientes da Enel por cerca de oito minutos. No Rio de Janeiro, a falha atingiu 450 mil clientes da Light. Em Pernambuco, cerca de 600 mil clientes de 60 municípios do Agreste e Litoral foram impactados.  


No RS, o registro de falta de energia elétrica foram em cidades do Litoral Norte, como Capão da CanoaXangri-láTerra de AreiaMaquinéTrês CachoeirasMorrinhos do Sul e Três Forquilhas, e na Região Sul, como PelotasCanguçuMorro Redondo e Piratini.


Na terça mesmo já havia uma reunião agendada para identificar o que causou o incidente na subestação, e a NOS - Operador Nacional do Sistema, irá fazer uma análise técnica detalhada para apresentar Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até a próxima sexta-feira (17).


ree

Nota a Imprensa:


A ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou que, às 0h32 desta terça-feira (14), houve uma ocorrência no SIN (Sistema Interligado Nacional) que provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatt de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Confirmou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5 mil megawatt para o Sudeste/Centro-Oeste.

Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 megawatt de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga). No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 megawatt, no Norte de 1.600 megawatt e, no Sudeste, de 4.800 megawatt.

"Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência", informou o ONS.


Fonte: G1, CNN, Terra.


Comentários


bottom of page