top of page

Energia Elétrica – Sem atingir indicadores de qualidade, a Equatorial pode perder a concessão no RS


Durante a CPI das concessionárias de energia no RS, o Presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, em depoimento, procurou afastar a possibilidade da concessionária perder a concessão, mas o descumprimento de metas de qualidade em 2024, e a possibilidade de não ter melhorado os indicadores neste ano, demonstra o contrário.



A Equatorial, em 2024, não atingiu indicador de qualidade em 58% das regiões atendidas, que são chamadas de “conjuntos elétricos", e em março deste ano solicitou redução das metas e foi atendida pela Aneel, ou seja, ela agora pode cumprir os indicadores em apenas 29%, metade do que havia sido definido previamente.


Serão 68,4% dos consumidores que devem estar recebendo um serviço sem eficiência, já  que Aneel permitiu que ela atenda de forma adequada apenas 31,6 % dos clientes.

Em 2023 a Equatorial já descumpria a meta, e segundo a Resolução Normativa ANEEL nº 948/2021 (artigo 9° da resolução), se ficasse abaixo por três anos seguidos poderia perder a concessão.

 

Em 2023 – Apenas 13% dos conjuntos elétricos tiveram meta alcançada, sendo que teria que ter sido de 34%.


Em 2024 – Piorou. Cumpriu meta de qualidade em apenas 5% dos conjuntos elétricos, quando deveria cumprir em 47%.


O serviço de qualidade prestado, quanto a duração de interrupção, em 2024 foi de apenas 3, das 62 regiões para quem presta atendimento.

 

O argumento utilizado pela concessionária é de que os eventos climáticos adversos alteram a natureza das metas firmadas, o que pode gerar uma revisão no contrato, segundo defendeu o presidente da concessionária.


Argumento que pode ser frágil, se novamente em 2025, não houver cumprido as metas.


Fonte: Correio do Povo, Sul 21.


Comentários


bottom of page