top of page

Energia Solar – Hospitais gaúchos economizam com placas solares, e aplicam recursos em outras áreas

ree

Uma iniciativa do Programa da CPFL e RGE, transformou a saúde pública em 40 hospitais gaúchos que foram beneficiados com sistemas fotovoltaicos, geradores de emergência, iluminação LED e ajustes nas entradas de energia.


ree

Um exemplo é o hospital Dr. César Santos, localizado em Passo Fundo, que recebeu um sistema chamado BESS de 85 kW, que faz com que se consiga armazenar energia para uso nos horários de pico, reduzindo custos.


Com a redução dos gastos com energia elétrica é possível então aplicar recursos no atendimento, medicamentos e na infraestrutura, o que amplia os cuidados com os pacientes.


Este programa tem uma previsão de investimentos, até 2028, de R$ 120 milhões. E esta etapa atua em três frentes, confira:


-Eficiência energética: modernização de sistemas elétricos e de refrigeração, instalação de BESS e substituição de lâmpadas por LED, promovendo economia, confiabilidade e autonomia operacional;

-Humanização hospitalar: ações voltadas para tornar o ambiente mais acolhedor, melhorar o atendimento a pacientes e familiares e garantir eficiência mesmo em situações de emergência;

-Doações em conta: recursos gerados com economia de energia são destinados a áreas prioritárias, como aquisição de equipamentos e insumos médicos essenciais.

Este modelo pode ser replicável, pois a cada usina implantada, lâmpada substituída e sistema de refrigeração modernizado a economia dos hospitais pode ser redirecionada para outros setores.


É um impacto positivo sob vários ângulos de visão, com energia sustentável, que possibilita inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Fonte: Correio do Povo.


Comentários


bottom of page