top of page

Evento Climático– Os transtornos ocasionados pela passagem do Ciclone, em várias cidades gaúchas

ree

Rio Bonito do Iguaçu - Paraná.


Além do susto de despertar de madrugada, em torno de 3h de sábado (8), com o barulho do vento forte, a cidade de Butiá não sofreu quase nada, comparada a outras do Rio Grande do Sul.


ree

A pesar do vórtice do ciclone ter deslocado de Sul para Norte, rajadas fortes atingiram Lagoa dos Patos e entorno; Porto Alegre, Região Metropolitana, Região Carbonífera e Litoral Norte, com diferentes impactos nas cidades.


ree

Arroio dos Ratos - RS.


Em Arroio dos Ratos, muitas árvores desabaram o que gerou trabalho de corte e remanejamento para liberação do trajeto dos veículos em algumas ruas.


ree

Rio Bonito do Iguaçu/ Paraná.


Mas tiveram regiões em que o Ciclone se transformou em um Tornado, como no Paraná, principalmente a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos de 180 e 250 km/h que além de devastar muitas casas, arrastar veículos, fez 5 vítimas fatais, 30 estão em estado grave e cerca de 100 tiveram ferimentos mais leves.


Mas são 400 pessoas feridas em todo o Estado, que teve 80% das construções devastadas nesta cidade de Rio Bonito.


Espantado o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, descreveu a situação como “um cenário de guerra”.


ree

Santa Catarina.


No Estado vizinho, Santa Catarina na região Oeste, ventos destrutivos e granizo causaram estragos na zona rural, e a cidade de Dionísio Cerqueira, tem suspeita de ter recebido um Tornado.


ree

Porto Alegre - RS.


Na capital Gaúcha a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Belém Novo, também na zona Sul, registrou rajada de 77,4 km/h. No Aeroporto Salgado Filho, na zona Norte, 63 km/h. Além de postes derrubados, a chuva foi mais forte ao longo da tarde da sexta (7),onde os acumulados variaram de 40 a 50 milímetros em poucas horas, quase metade do esperado para novembro.


ree

Porto Alegre - RS.


Outras cidades gaúchas sofreram impacto como Anta Gorda, no Vale do Taquari, que marcou 150mm de volume de água acumulada, e teve uma ponte na localidade de Linha Borghettinho, na área rural, que foi arrastada pela força da água de um arroio.


ree

Bom Retiro do Sul uma árvore caiu sobre a RST 128 e deixou a via interditada parcialmente no começo da noite.


Já Frederico Westphalen, informou o destelhamento de um pavilhão industrial e de um depósito de madeireira.


Porto Mauá também relatou um destelhamento parcial em um galpão na área rural do município.


A cidade de Revaldo informou o rompimento da rede elétrica e Três Passos o destelhamento de uma casa.


A chuva provocou bloqueios de estradas, desmoronamentos e destelhamentos, além de rajadas de vento de até 95 km/h, como em Planalto.


ree

E apesar de mais uma vez, Butiá ter sido “poupado” digamos assim, fica uma sensação maior e mais angustiante sobre o que daria para fazer se sofrêssemos o impacto de um Tornado, que não é impossível, já que a crise climática está reproduzindo em larga escala cada vez mais eventos como este, que só assistíamos nos filmes estrangeiros.


A COP 30, em Belém, está sendo realizada num importante momento, com exemplo recente do que o aquecimento global tem causado, com transtornos cada vez mais agressivos.

 

Curiosidades:


Ciclones são tempestades tropicais que se formam sobre o oceano e podem durar dias ou semanas. Tornados são fenômenos menores e de mais intensidade, se formam a partir de tempestades severas e duram apenas alguns minutos.


Fonte: G1, Correio do Povo, CNN, O SUL.

Comentários


bottom of page