Expointer – Criador que já morou em Butiá, leva primeiro exemplar de caprino de raça espanhola, a feira
- Meta Notícias
- 26 de ago.
- 2 min de leitura

Crédito: Fernando Dias/Seapi
A caprina bebê, se chama Biblioteca, apelidada de Bibi e pertence ao criador Eduardo Fagudes, que já morou por alguns anos em Butiá, tem familiares e amigos na cidade.
A Bibi, de apenas três meses, é da raça espanhola Murciana, de cor preta e fará sucesso na exposição, apesar de ainda não competir devido a pouca idade.
O Meta News antrou em contato com o Eduardo, para saber um pouco do tempo que residiu em Butiá e de volta a Porto Alegre, como iniciou a produção de caprinos.
- Apesar de ser natural de Porto Alegre, meus avós moravam em Butiá, íamos nas férias escolares e em 2002 até 2010 eu e minha mãe, nos mudamos para a cidade. Estudei no Nicácio e no Mauá, e estava sempre envolvido nos esportes, participando de jogos estudantis. Tenho muitos amigos ainda na cidade, que inclusive, vão me visitar na Expointer. Relatou Eduardo.
Depois desse tempo, ele retornou a Porto Alegre, estudou no Parobé, fez administração na PUC, e foi em 2014 que decidiu abrir uma empresa familiar, em 2018 já tinham uma filial em Viamão e houveram mudanças na finalidade, e após a enchente com as perdas, nos associamos a Caprisul.
-Através da associação com os criadores de cabritos do Estado, participamos da Expointer o ano passado, com dois exemplares de raça, depois fomos a feira da Afubra em Rio Pardo; da Expoleite em Esteio e estamos voltando a feira este ano com as raças voltadas para leite, como a Bibi, e ainda mais cinco raças.
Destas cinco raças temos Kalahari e Boer, que são de carne; Anglonubiana, Parda alpina, Saanen e Murciana, são de leite.
-Estamos agora iniciando investimento na fazenda, mudamos a identidade visual e estamos direcionando para a criação própria, com o investimento provavelmente de mais de 2 milhões até 2027.
Sobre a Raça
A raça Murciana, produz um leite equilibrado, que contém 4,5% de gordura e 3,8% de proteína, por isso mais voltado para os queijos. Um caprino adulto produz, em média, quatro litros por dia. São de pequeno porte, com pelagem nas cores preto e vermelho forte




Comentários