Famílias Atípicas – A nova Linha de Cuidado para Transtorno do Espectro do Autismo, foi anunciada pelo SUS
- Meta Notícias
- 24 de set. de 2025
- 1 min de leitura

O Ministério da Saúde lançou uma nova linha de cuidados para TEA e vai beneficiar 18 estados e o Distrito Federal, com objetivo de garantir acolhimento adequado para pessoas com autismo e suas famílias.
As diretrizes vão organizar fluxos de atenção, partindo da detecção precoce até o tratamento e reabilitação, ofertando serviços multiprofissionais em rede intersetorial.
Entre os dezoito estados estão: Santa Catarina, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que a nova linha de cuidados prevê que profissionais da atenção primária façam o rastreio de sinais de TEA em todas as crianças de 16 a 30 meses de idade, como parte da rotina de avaliação do desenvolvimento.
Como o entendimento é de que atuação precoce seja fundamental para autonomia e interação social futura, as intervenções e estímulos devam ocorrer antes mesmo do diagnóstico fechado.
Essa nova linha orienta gestores e profissionais de saúde sobre como deve funcionar a rede, desde a atenção primária aos serviços especializados, com rastreio precoce e início imediato da assistência.
Fonte: Agência Brasil.




Comentários