top of page

Finanças – Inadimplência aumenta no país, alcançando o maior índice desde 2023

ree

O número de pessoas que não está conseguindo honrar com pagamentos das contas, alcançou o maior nível desde 2023, com 30,2% da população brasileira.


ree

Os dados são da pesquisa do PEIC - Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, e demonstrou que:


-Dívidas com mais de um ano estão em 31,5%

-Comprometimento no curto prazo cresceu

-Famílias de renda baixa e média, e as mulheres tem enfrentado maiores dificuldades

-O cartão de crédito é o principal meio de endividamento

-A segunda modalidade de endividamento são os carnês


Só no mês de julho de 2025, já foram 12,7% das famílias com dívidas que declararam não ter condições de pagar as dívidas, e desde dezembro de 2024 esta fatia da população não era tão grande.


ree

Lembrando que uma pessoa endividada é diferente de uma inadimplente. Quem não consegue pagar a dívida no prazo é inadimplente, ou seja, quando há atraso nos pagamentos. Endividada é quem está conseguindo pagar as parcelas ou empréstimo normalmente.


O que se nota é o encurtamento do prazo da dívida, no mês passado 47,5% dos inadimplentes estavam com contas em atraso há 90 dias.


O vilão do endividamento, com 84,5% ainda é o cartão de crédito. Logo atrás com 16,8% estão os carnês, e ainda com 10,6% o crédito pessoal.


A previsão dos especialistas é que diminuam os endividados nos próximos meses por conta dos juros altos e da incapacidade de conseguir pagar as dívidas no prazo, fazendo com que as famílias fiquem mais cautelosas.


Fonte: G1.


Comentários


bottom of page