Geral – Acidente com van de estudantes contra caminhão em pane, acende alerta sobre manutenção preventiva
- Meta Notícias
- 6 de dez.
- 2 min de leitura

Crédito: repórter William Fritzke.
Na sexta-feira (5), em torno de 23h, em Soledade no RS, uma van de estudantes de Iraí, que retornava de um parque aquático no litoral Norte, colidiu contra traseira de um caminhão que segundo a PRF sofreu pane e parou sobre a via. O que ocasionou o óbito de uma professora e 14 pessoas feridas.
Está é a época do ano que as pessoas começam a viajar mais, então é necessário atenção com o veículo antes de sair para o passeio, ou antes de trafegar nas rodovias que estarão mais congestionadas.
A pane mecânica neste caminhão que acabou parando na pista, foi um acidente, mas será que poderia ter sido evitado e não ter desencadeado uma tragédia?
Vamos entender o que desencadeia uma pane mecânica e o que pode ser feito para evitar acidentes como este já mencionado.
O que ocasiona uma pane mecânica é o mau funcionamento por: superaquecimento do motor, problemas no sistema de alimentação, falhas elétricas, desgaste de peças internas, e tudo isso pode acabar em perda de força, parada súbita ou dificuldade para ligar.
-Superaquecimento do motor: falhas no sistema de arrefecimento, bomba d'água, termostato
- Problemas no sistema de alimentação: filtros sujos, injetores danificados, combustível ruim, combustível de má qualidade
- Falhas elétricas: bateria, alternador, fusível queimado, problema no motor de partida
- Desgaste de peças internas: pistões, turbocompressor, correias.
-Problema na transmissão e suspensão: engrenagem, embreagem, travamento ou direção irregular.
Os sinais que o condutor do veículo deve estar atento são: perda de força, barulhos estranhos, fumaça incomum, dificuldade para engatar marchas, luzes de alerta no painel acesas.
E o que pode evitar tudo isso: Manutenção preventiva e sempre ter atenção sobre os sinais do veículo.
Todos estão cientes da importância do trabalho dos caminhoneiros, e do quanto é árduo estar na estrada, ter que cumprir prazos, enfrentar desafios, e neste caso, quando o condutor percebeu que o veículo estava em pane, ele desceu e tentou sinalizar, mas o trecho é de baixa visibilidade e infelizmente não deu tempo.
Sendo assim, fica o alerta para as transportadoras e empresas de logísticas para que sempre comuniquem aos condutores a importância de perceber os sinais do veículo e oportunizem a eles a manutenção preventiva.




Comentários