Geral - Chocolates brasileiros tem menos cacau
- Meta Notícias
- 12 de abr.
- 2 min de leitura

Os motivos para redução na quantidade de cacau no chocolate brasileira, são as mais diversas, desde o alto preço da amêndoa até a safra nacional impactada por uma praga, onde o país não dá conta da sua necessidade.
O mercado nacional demanda 300 mil toneladas, mas colhe apenas 220 mil, e os comentários dos consumidores de que os chocolates contam com mais açúcar e gordura, e menos cacau tem a validação de especialistas.
Atualmente, o Brasil é o 6º maior produtor de cacau, e a produção não supri a própria necessidade. Mas o país já foi o 2º maior produtor, antes das lavouras sofrerem com a vassoura-de-bruxa. É a África a responsável por 70% do fornecimento da amêndoa mundialmente, e 45% quem gera é a Costa do Marfim.
O chocolate piorou. Isso não é uma sensação, é realidade". Disse a engenheira de alimentos Luciana Monteiro, fundadora e diretora da Ara Cacao.
O maior desafio para os produtores de cacau são as mudanças climáticas, questões socioeconômicas, doenças das plantas e práticas agrícolas insustentáveis.
No Brasil a composição do chocolate deve contar com pelo menos 25% de cacau mas o Congresso Nacional está discutindo projetos para aumentar o percentual de cacau em até 35%. Em outros países o percentual mínimo de cacau em chocolates já chega nesse percentual.
Esse projeto também define novos percentuais para diversos tipos de chocolate, no chocolate ao leite, o projeto da Câmara propõe o mínimo de 27% de cacau e 14% de leite e derivados, já o projeto do Senada propõe 25% de cacau e 14% de leite. Para o chocolate amargo ou meio amargo a Câmara propõe 35% de cacau e para o chocolate em pó 32%. A qualidade dos chocolates também deve melhorar a medida que o percentual de cacau subir, entretanto o valor também deve subir.
Comments