Geral – Cuidados com a saúde em dias mais quentes
- Meta Notícias
- 27 de nov.
- 2 min de leitura

Conforme a MetSul, esta quinta-feira (27) será um dia de muito calor (acima de 30°C) e radiação ultravioleta alta a extrema entre final da manhã e meados da tarde, nestas ocasiões são necessários cuidados com a manutenção da saúde.
Tente evitar estar exposto ao sol, nos horários entre 11 e 16h, mas se precisar use roupas mais leves e soltas, o algodão é o melhor tecido, pois absorve a transpiração.
boné ou chapéu, protetor solar e mantenha-se sempre hidratado, leve uma garrafa de água e uma tolha pequena para se refrescar, pode colocar ela molhada no pescoço , por exemplo.
O calor pode ocasionar quadros de cansaço, dificuldade para respirar e alteração na frequência e volume de urina.

O foco de atenção são os bebês e as pessoas idosas, monitore a hidratação deles e a exposição ao sol.
Os sinais de desidratação em crianças, são boca seca, saliva espessa, sede intensa, urina escura, olhos sem brilho, irritabilidade e fraqueza. Pode também apresentar febre alta, tonturas ou respiração rápida.
As mães que amamentam o indicado é beber bastante água, pois a desidratação pode afetar a produção de leite materno. E as crianças com 6 meses ou mais devem beber água regularmente ao longo do dia.
Evite espaços fechados e sem ventilação, como carros ou quartos com janelas fechadas, para deixar bebês e crianças.
Os sinais de que devem procurara atendimento médico, para crianças e adolescentes, são: náusea, dores de cabeça, cãibras musculares, dor muscular intensa.

E em bebês, são: erupção cutânea na área da fralda, choro sem lágrimas, irritação, notar menos fralda molhada, apresentar vômito ou diarreia, e tiver com olhos/testa fundos.
Na população em geral, os sintomas que requer a procura de um médico, em dias muito quentes são: lábios secos, suor e sede excessiva, fraqueza/tontura, febre baixa, confusão mental, erupção cutânea. E os ainda mais graves: temperatura corporal alta, desmaio, sem urinar por 8 h ou urina escura, batimento cardíaco e respiração acelerada.
Os cuidados que as mulheres grávidas devem ter, são com os seguintes sintomas: náusea extrema, desmaio, batimento cardíaco ou respiração acelerados, cãibras musculares, inchaço em partes do corpo e contrações prematuras.
Fonte: Unicef, Secretaria Estadual da Saúde.




Comentários