top of page

Geral – Sites e aplicativos que ficaram fora do ar hoje e a especulação do motivo

ree

Nesta terça-feira (18), pela manhã, uma pane ocasionou que sites e alguns aplicativos, ficassem fora do ar por algumas horas, no mundo.


ree

Devido a queda numa rede especializada que fornece infraestrutura na internet, chamada Cloudflare, pode ter sido a explicação. Ela é uma empresa de tecnologia, uma provedora de segurança global na internet, que ajuda sites a protegerem e gerenciarem seu tráfego na internet. Verificando se as conexões dos visitantes aos sites vêm de humanos e não de bots.


Foram reportados mais de 5 mil falhas, ao DownDetector, que curiosamente utiliza o mesmo sistema, ou seja, a Cloudflare.


Quando sites e aplicativos apresentavam erros ao serem abertos, se detectou o problema, a instabilidade na Cloudflare, que tem 20% dos sites mundiais na sua rede de serviços, deu a impressão da internet ter caído, mas foi uma instabilidade.


Os sites e aplicativos que apresentaram problemas foram: ChatGPT, X (antigo Twitter); Canva; Discord; Grindr; Spotify; PayPal; Amazon Web Services (AWS); Uber. Além disso Plataformas de bancos, como Bradesco e Banco do Brasil também apareceram com ocorrências.


Também ficou fora do ar o site da Ferc, que realiza a supervisão de mercados de eletricidade dos EUA, concessionárias, operadores de energia e outros assuntos do setor. Impactando empresas, advogados e reguladores que dependem do site para ter acesso aos casos e documentos regulatórios.


A Cargill e Louis Dreyfus, de alimentos e agronegócios, ficaram fora do ar também.

 

 Mas segundo informações da Cloudflare as alterações necessárias para recuperar o sistema, e o nível de erros voltar ao de antes do incidente, já foi tomada. O acesso voltou em Londres e segue o trabalho para retomar em outras localidades.


Um porta-voz da empresa disse que em torno de 8h20 (em Brasília), foi observado um “pico de tráfego incomum” em um dos serviços, e parte do tráfego que passa por sua rede apresentou erro.


Mas segundo a Cloudflare "não há evidências de que isso tenha sido resultado de um ataque ou causado por atividade maliciosa".


Fonte: Downdetector, CNN Brasil, O Globo, BBC.

 

 


Comentários


bottom of page