top of page

Geral – Tirar ou não, a cutícula da unha? Conheça os riscos dessa escolha, para saúde das unhas

ree

No Brasil o hábito de tirar a cutícula, diferente de outros países, pode estar prejudicando a sua saúde, conforme alerta de dermatologistas.


ree

A cutícula funciona como um selo protetor que impede a entrada de água, bactérias e fungos na raiz da unha. Sendo assim, quando ela é retirada fica liberado o caminho para infecções, inflamações, riscos em salão e até deformação na unha.


E quanto mais você tira, ela vai ficando grossa e irregular, também. Pode gerar inflamação, com dor e um aspecto feio. Este caso traz a tona que nem sempre o que é vendido como cuidado, é.


Para que a cutícula continue protegendo, mantenha ela hidratada, assim ela cumpre a sua função natural.


Em outros países, manter a cutícula intacta é sinal de saúde e de elegância. Eles não usam o alicate, e estimulam o cuidado com óleos, cremes e espátulas suaves.


Quando você permite que tirem a cutícula, acontecem pequenos microcortes que podem resultar em:


-Infecções: os microtraumas podem dar acesso a bactérias ou fungos.

-Transmissão de doenças em salão: Se o alicate não for bem esterilizado pode infectar sua unha, transmitindo inclusive hepatite B e C.

-Unha mais irregular: agressões consecutivas podem inflamar a matriz da unha, causando ondulações ou “pelinhas” crônicas.

-Efeito rebote: quanto mais corta, mais irregular e grossa a pele volta, pois é a resposta do corpo ao trauma repetido.

-Inflamação (cuticulite): cutícula inflamada, vermelha e inchada. A longo prazo, pode causar pequenas depressões na unha.

-Infecção bacteriana: dor, vermelhidão e presença de pus. O tratamento deve ser feito com antibiótico tópico e, em alguns casos, drenagem pelo médico.

-Infecção viral (verruga): causada pelo HPV, pode surgir ao roer unhas ou usar material contaminado. O tratamento é difícil e pode exigir cirurgia.


ree

Conheça as alternativas para evitar remover a cutícula:


-Hidratação diária: Use óleo vegetais, como o de coco e amêndoas; ou cerinhas específicas, assim evita as pelinhas soltas.

-Amolecer no banho: após o banho aproveite para empurrar suavemente, com uma espátula, ela se acomoda e fica invisível.

-Evite alicate: só use para cortar as pelinhas arrebitadas, para evitar cortes e feridas.

-Alimentação equilibrada: vitaminas e minerais, como zinco, ferro e biotina, fortalecem unhas de dentro para fora.

 

Nos salões costumam usar pedra hume e o pó hemostático, quando há sangramento, mas saiba que eles servem apenas para estancar o sangue, não têm ação bactericida. O indicado é aplicar pomada com antibiótico para evitar infecção.


O padrão de luxo e cuidado se baseia em não agredir a cutícula, ou seja, não usar alicate.

 

Fonte: Terra, G1


Comentários


bottom of page