Habilitação – Governo Federal avalia a obrigatoriedade de aulas em autoescolas, para tirar a CNH
- Meta Notícias
- 12 de ago.
- 1 min de leitura

O Ministério dos Transportes está avaliando o formato obrigatório de aulas em autoescolas, acredita que sendo opcionais, haveria a redução dos custos e facilitaria o acesso a CNH.
Em alguns países como Estados Unidos, Argentina e México, as normas são menos rígidas, ou seja, não obrigam curso em autoescola.
A mudança apresenta outras opções como estudar no formato digital e fazer aulas práticas com instrutores autônomos credenciados. Mas as provas teóricas e práticas, permaneceriam obrigatórias. Os requisitos legais para obter a CNH são idade mínima, alfabetização, exames médicos e psicotécnicos.

Mas esta opção, que ainda está em análise, está provocando diferentes opiniões a respeito, como do Observatório Nacional de Segurança Viária, que já declarou ser uma ameaça a segurança no trânsito e que pode comprometer a formação de condutores no país.
O custo alto para tirar a habilitação faz com que apenas algumas pessoas consigam acessar a habilitação, e o Rio Grande do Sul tem as carteiras mais caras do país, com custo médio para categorias AB, para carros e motos, de R$ 4.951,35.
E tem especialistas que defendem a padronização dos custos como forma de garantir maior equidade no acesso à carteira de motorista em todo o Brasil.
Fonte: G1.




Comentários