top of page

Inclusão – Atividade esportiva da Semana Apeana de Butiá, contou com ginásio vazio

ree

Esta é, nacionalmente, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e em Butiá a programação da Semana Apeana, contou com um dia reservado aos jogos para alunos com TEA, que não teve público para apreciar o momento, causando tristeza nas pessoas presentes e em que luta diariamente por estas crianças e adolescentes.


ree

A Semana Apeana realizou sua abertura no Clube Butiá, na quinta-feira (21), e apresentou a programação aos presentes.


ree

Mas o que causou espanto, foi que na terça-feira (26), que a atividade programada eram os Jogos com alunos com Transtorno Espectro Autista, no Ginásio Gastão Hoff, entre 9h e 11h30, não contou com todos os participantes pois as escolas não encaminharam as fichas de inscrições aos alunos de inclusão, nem com a participação das escolas, dos professores e dos colegas de turmas que teriam este momento para prestigiar as atividades.


O presidente da APAE, Marcelo, fez um desabafo nas suas redes com o episódio que entristeceu as crianças, os pais e o pessoal


-Imagina que o colega especial estuda com aquela turma todos os dias, e quando chega no dia que ele tem a oportunidade de estar participando num evento desportivo, que é na cidade dele, os colegas não estão ali para assistir, para aplaudir, incentivar, foi muito triste. Estar lá e ter um ginásio vazio, como se pouco importasse aquele momento. Declarou, Marcelo.


A SMEC faz parte da Comissão Organizadora da Semana, e segundo o presidente da APAE, a explicação pela ausência, foi porque caiu em dia de conselho de classe.


-O calendário desta semana é nacional, por isso deveria ser cumprido à risca pelo Município, é a única semana deles. E os jogos faziam parte de uma semana toda de eventos. Os alunos da escola Orestes não tiveram transporte, foram caminhando. Uma aluna que é cadeirante, não teve transporte para levar ela, a diretora da escola que levou. O que demonstrou o descaso!


A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como objetivo a promoção da INCLUSÃO, proporcionar momento de protagonismo as pessoas com alguma deficiência, incentivar a comunidade a valorizar e oportunizar transformação, por isso precisa ter a atenção e reconhecimento.

 

 

 

 

 


Comentários


bottom of page