top of page

Meteorologia – Altas temperaturas em vários estados brasileiros, bateram metas históricas, neste final de ano


Conforme Metsul informa, vários estados do país estão com temperaturas altas, em dias consecutivos, para este período do ano, e isto se deve ao Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN).



O VCAN é um sistema atmosférico caracterizado por rotação ciclônica, que ocorre no sentido horário no Hemisfério Sul, surge a partir de instabilidades na circulação em altitude, quando o ar frio e seco das camadas superiores se organiza em um grande redemoinho.


A sua característica marcante é que enquanto seu centro costuma gerar tempo mais firme, com menos nuvens e baixa umidade por causa do movimento descendente de ar, as bordas do sistema concentram instabilidade.


O que favorece a formação de muitas nuvens carregadas, tempestades isoladas e acumulados irregulares de chuva com volumes localmente altos, como se viu no Rio Grande do Sul nesta semana.


O Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, realizou um levantamento que demonstra que o número de dias com ondas de calor, teve uma crescente de 7 para 52, em trinta anos. Foram identificados umas séries de precipitação, temperatura máxima e outros três índices derivados, considerados extremos climáticos: dias consecutivos secos, precipitação máxima em cinco dias e ondas de calor.


Entre 1961 e 1990, o número de dias com ondas de calor não ultrapassava em média sete. Para o período de 1991 a 2000, subiu para 20; entre 2001 e 2010 atingiu 40 dias; e de 2011 a 2020, o número de dias com onda de calor chegou a 52.


O pesquisador do Inpe, Lincoln Alves, que coordenou os estudos, relatou que “o mais recente relatório do IPCC destacou que as mudanças climáticas estão impactando diversas regiões do mundo de maneiras distintas. Nossas análises revelam claramente que o Brasil já experimenta essas transformações, evidenciadas pelo aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos e irão se agravar nas próximas décadas proporcionalmente ao aquecimento global.


No levantamento, foram considerados dados de 1.252 estações meteorológicas convencionais e um total de 11.473 pluviômetros para dados de precipitação.Atenção a saúde em dias com muito calor.



Atenção a saúde em dias com muito calor


Em dias em que está muito quente, o corpo pode sofre estresse térmico, que passa a ter dificuldade de manter essa temperatura estável entre 36° e 37°, o que pode ocasionar danos e até risco de vida, e crianças e idosos requerem mais atenção.  


Sintomas como boca seca, urina escura, fraqueza, tonturas e até desmaios, podem indicar desidratação, por isso mantenha a ingestão de água nos dias mais quentes, mesmo quando não sentir sede. O ideal é beber 2 litros ou mais, para adultos saudáveis e sem restrições para ingestão de líquidos.


E outros sintomas como febre alta, pele quente e seca, dor de cabeça, confusão, náuseas e vômitos, confusão mental e, em casos extremos, convulsões, podem indicar uma insolação.

Se sentir estes sintomas, procure atendimento médico, e mantenha os cuidados indicados.

 

Fonte: MetSul.


Comentários


bottom of page