Meteorologia – O motivo do frio incomum para época, no Brasil
- Meta Notícias
- 25 de nov.
- 2 min de leitura

São Joaquim - SC.
Em algumas cidades de maior altitude do país houve geada e temperaturas baixas para a época, principalmente no amanhecer. Mas o mais incomum, tem sido o frio na primavera.
No Rio grande do Sul, nesta terça-feira (25), a temperatura ficou entre 5,7°C a 9,2°C, mas não teve geada, como em outros Estados, mesmo assim é um frio incomum para primavera.
Em algumas cidades de Santa Catarina, como São Joaquim do Sul, a geada se aglomerou em superfícies mais baixas parecendo neve, nesta manhã de terça-feira (25), com temperaturas variando entre 3,6 e 6,5°C
O que é incomum, são as frequentes entradas de massas de ar frio no Sul do país, ocasionando temperaturas abaixo da média e poucos dias de calor mais intenso,
A condição que tem favorecido o frio no Brasil, são os ventos da Antártida. A denominada AAO - Oscilação Antártica (índice de variabilidade relacionado ao cinturão de vento e de baixas pressões ao redor da Antártida, com duas fases negativa e positiva), é uma variável que impacta as condições no Brasil e Hemisfério Sul, para chuva e temperatura, e ela tem se mostrado negativa desde outubro, e nos últimos dias ainda mais.
E nesta fase negativa da AAO, um cinturão de vento enfraquece e se desloca para Norte, no sentido do Equador, sem atingir a faixa equatorial, crescendo as chances de episódios tardios de frio deslocado da Antártida e alcançando o Sul do Brasil.
Contando ainda com a "colaboração" do La Niña, que alterando a circulação atmosférica na América do Sul, apresenta frio tardio na primavera.
Sendo assim a primavera tende a apresentar contrastes entre períodos de calor e entradas de ar frio, o que aumenta a probabilidade de episódios tardios de temperatura baixa, com ciclones e ondas de tempestades severas, pelo encontro das massas de ar frio e quente.
Fonte: MetSul.




Comentários