Minas do Leão – Foi inaugurada a Biometano Sul, com a presença do governador
- Meta Notícias
- 16 de set.
- 2 min de leitura

Na segunda-feira (15), a cidade de Minas do Leão recebeu a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, na inauguração da primeira planta de produção de biometano do Rio Grande do Sul.
Instalada nas dependências da CRVR, vai representar um marco na transição energética, com o biometano produzido, teve incentivos do Fundopem-RS e Integrar RS, além de investimentos de R$ 150 milhões, do grupo Solví, controlador da CRVR, e a Arpoador Energia, na unidade e financiamento do Fundo Clima do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A usina vai transformar resíduos orgânicos em gás natural renovável, com capacidade de gerar energia e combustíveis, é o equivalente a 12,5 mil botijões de gás ao dia, reutilizando lixo orgânico que é descartado por 85 municípios do estado.
Inicialmente, a produção do biometano será destinado para a indústria, segundo a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR).
-Este é um investimento importante, especialmente pelo seu significado dentro de uma política de biogás, desenvolvida pelo Estado ao longo dos últimos anos. Essa política está associada aos conceitos de sustentabilidade que movem o nosso governo e buscam consolidar o Rio Grande do Sul como destaque no tratamento de resíduos, garantindo um avanço na descarbonização e agregando valor a algo que antes era completamente perdido. Destacou, o governador.

O governador chegou de helicóptero, e foi recepcionado pela prefeita de Minas do Leão, Silvia Lasek para a cidade representa maiores benefícios para a cidade, como o fortalecimento do comércio local e geração de novas oportunidades.
-Este é um marco não apenas para Minas do Leão, mas para toda a região. A Biometano Sul simboliza o futuro que queremos: sustentável, inovador e com oportunidades para todos. Seguimos firmes no compromisso com o desenvolvimento que respeita o meio ambiente e valoriza nossa gente. Declarou a prefeita, durante o evento.
Conforme os administradores do local, 30 empregos diretos foram criados.
A transformação do lixo em biometano funciona da seguinte maneira:
· O material orgânico chega ao aterro sanitário e, ao se decompor, produz o chamado biogás – composto por metano, gás carbônico e de outros elementos.
· Biogás é captado por buracos, parecidos com poços, que sugam o produto e o conduzem até uma rede de tubulações sobre o aterro sanitário. Essas tubulações levam o gás até a planta de biometano.
·Ao chegar na usina, o biogás tem a sua umidade é reduzida e são feitos ajustes de temperatura.
·Gás carbônico e os gases residuais são removidos, sobrando uma alta concentração de metano superior a 90% — o chamado biometano.
·O biometano é comprimido e enviado para pontos de carregamento, onde são postos em cilindros e comercializado.
Fonte: Prefeitura de Minas do Leão, Portal do Governo do Estado, G1.




Comentários