Mudanças Climáticas – ONU alerta para aumento da temperatura no mundo
- Meta Notícias
- 5 de nov.
- 2 min de leitura

O alerta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), foi divulgado nesta terça-feira (4), e informa que a temperatura deverá subir em torno de 2,3°C e 2,5°C até o fim do século, o que ocasiona consequências diretas no clima, como o aquecimento global.
Os países não estão cumprindo metas acordadas para diminuição de emissão de gás carbônico, que é aquele que é produzido na queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural; além dos desmatamentos e queimadas; produção de cimento e aço (processos industriais) e até a respiração natural de seres humanos e animais.
E isto ocasiona o aquecimento global, a acidificação dos oceanos, impacto negativo na saúde com doenças respiratórias, cardiovasculares e reduzindo a expectativa de vida; elevação do nível do mar com derretimento de calotas polares; impacto na agricultura interferindo na produtividade agrícola e aumentando o risco de escassez de alimentos.

O Brasil, por exemplo, tinha o compromisso de cortar 53% das emissões de gás carbônico até 2030, e alcançar a neutralidade até 2050. Mas a diferença de 2024 para 2025 foi muito baixa. O aquecimento caiu de 2,6 – 2,8°C em 2024, para apenas 2,3 – 2,4°C, ou seja, alguns décimos.
No ano passado, 2024, foi registrado o maior volume da história de emissão do gás, com 57,7 bilhões de toneladas, o que possibilita o efeito estufa, e o que ocasionou isto foi principalmente o desmatamento e as mudanças no uso da terra.

Como você ajuda a não liberar gás carbônico no planeta?
Você pode optar por meios menos nocivos para se locomover, em trechos curtos procure caminhar e usar bicicletas. E se as distâncias forem maiores, utilize transporte público como ônibus e metrô, pois os veículos comuns emitem muito CO2.
A sua contribuição pode vir com instalação de energia limpa, ou seja, painéis de captação solar. Mas pode começar a ter consciência não deixando luzes acesas, por exemplo.
E com consumo consciente, isto é, reduzindo consumo de carnes, evite o desperdício de alimentos, priorize produtos duráveis, locais e embalagens sustentáveis; separe e recicle o lixo.
Fonte: ICL Notícias, Agência Brasil, UN News.




Comentários