top of page

Mulher – Empoderar não pode ser sinônimo de exaustão e esgotamento

ree

A palavra empoderar mulheres serve como estímulo, impulsionamento e apoio, mas na verdade o que se tem percebido são mulheres esgotadas, e a estrutura que lucra encima disso, vibrando.


ree

Fortalecer o currículo com cursos, palestras, formações e ainda dar conta dos filhos, da casa, e manter a boa forma, com academia, massagem, procedimentos estéticos, e com aquela voz interna que diz para aguentar um pouco mais, tem levado muitas mulheres a exaustão mental e física, por isso merece atenção e medida.


ree


A imposição de dar conta de tudo sempre, não vem de movimentos feministas e sim das estruturas que viram a oportunidade de ganhar ainda mais sobre este “grito” de apoio, e às vezes até os próprios grupos percebem a possibilidade de engajar mulheres com a ilusão de acolhida, mas que pode ser apenas mais uma forma de dominar e doutrinar para interesses próprios.



ree

É necessário atenção e observação sobre movimentos que surgem "despretensiosos", que aparentam acalentar e acolher, mas que podem ter um outro objetivo para quem apresenta a ideia, para quem “lidera”.


Você não pode se sentir exausta apenas para cumprir seu papel neste tipo de grupo, usufrua dos encontros, das interações, dos laços de amizade, mas fique atenta quando a imposição de participação tomar muito seu tempo e planos.


ree

Não é necessário aguentar tudo, para se sentir dentro destes núcleos que você ainda não tem certeza qual o propósito e a verdadeira intenção.


Se para alcançar o protagonismo e a liberdade, você tem adoecido, estado ansiosa e cheia de dúvidas, recue. Respeite o seu limite, escolher o que é melhor para você também é ter liberdade.


Dentro dos 7 princípios fundamentados de uma parceria entre Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento de Mulheres, a ONU Mulheres; e o Pacto Global das Nações Unidas, está a saúde, que diz assimAssegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras”.


Portanto, não pode impactar a sua saúde e a sua escolha pessoal, sobre o que é melhor para sua vida.


Fonte: Psicanalista Erica Nascimento Siqueira; ONU Mulheres; Pacto Global.

 


Comentários


bottom of page