top of page

Mulher – Posse da Secretária da Mulher do Rio Grande do Sul

ree

A Secretaria da Mulher no Rio Grande do Sul, foi assumida por Fábia Almeida Richter, que é enfermeira, faz mestrado de RH e Gestão de conhecimento; é membro do He For She da ONU; e foi prefeita, por dois mandatos, na cidade de Cristal.


ree

No seu pronunciamento demonstrou a honra de estar ocupando este cargo e o compromisso em tornar discurso em prática, para eficácia efetiva da proteção das mulheres.


- Recebo este convite com alegria e, ao mesmo tempo, com a consciência do enorme desafio que ele representa. Sou enfermeira, fui prefeita e trago na minha trajetória a experiência de quem conhece de perto a transversalidade que o tema das mulheres exige.

Essa é a missão: organizar a secretaria, integrar e fortalecer os serviços que o Estado já possui, aproximar os municípios e construir uma rede ainda mais efetiva de proteção, promoção e autonomia para as mulheres. O maior compromisso, para mim é transformar discurso em prática, fazendo com que cada ação se traduza em resultados concretos na vida das gaúchas. O terreno é fértil para avançarmos com cuidado, com consciência e com a responsabilidade de garantir um futuro mais seguro e justo para todas.


Durante o tempo em que fez a gestão da cidade gaúcha de Cristal, ele recebeu vários prêmios, como Prêmio Humanidades do Instituto da Pessoa e Gestor Público pelo Sindifisco-RS (sindicato que representa os auditores fiscais do Estado); Colar do Mérito Acadêmico pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura; medalha da Assembleia Legislativa pelo trabalhos de luta ao SUS no Estado, que também a premiou pelo trabalho a favor das mulheres.


O governador do Estado, Eduardo Leite, falou sobre o perfil da secretária.


-Fábia tem uma trajetória marcada pela dedicação à saúde, à gestão pública e ao municipalismo, além de reconhecimentos expressivos pelo trabalho em defesa das mulheres”, destacou o governador.


E a sua secretária-adjunta a delegada de Polícia Viviane Nery Viegas, que é mestre em Direito Público pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e doutoranda em Direito pela Universidade de Salamanca (USAL) na Espanha.


O objetivo em foco da secretaria é oferecer a proteção e acolhimento. Contará com dois departamentos, como consta no projeto: Enfrentamento à Violência contra a Mulher; e Articulação e Cuidado Integral e Promoção à Autonomia Econômica.

 

Fonte: O SUL

 

 

 


Comentários


bottom of page